Quadra chuvosa: maio é o mais chuvoso dos últimos 11 anos



O mês de maio, último mês da quadra chuvosa no Ceará, termina como o mais chuvoso dos últimos 11 anos. De acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o dia 30 de maio o Ceará registrou volume acumulado de 102,1 mm de chuva. Em 2011, foram 134,7 mm.

Para o fim da quadra chuvosa deste ano no Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que os maiores volumes de chuva ocorram nos extremos do estado, isto é, sobre a faixa litorânea, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. Ainda segundo o órgão, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico, além de efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa.

Nesta segunda-feira (30), o prefeito em exercício, Élcio Batista se reuniu com o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa para traçar ações e estratégias preventivas em relação à quadra chuvosa de Fortaleza.

“O Comitê foi criado pelo prefeito Sarto no início do ano, e estamos acompanhando diariamente suas ações. Temos trabalhado intensamente para prevenir eventos trágicos que podem ocorrer na cidade em decorrência das chuvas intensas, como os que infelizmente aconteceram recentemente em Recife”, relatou o prefeito em exercício.

De acordo com coronel Eduardo Holanda, titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) o enfrentamento a uma quadra chuvosa que, segundo ele, foi atípica e intensa, foi realizado com sucesso.

“Se hoje podemos comemorar que passamos por uma quadra chuvosa intensa com pouquíssimos danos, isso se deve ao trabalho realizado pela Prefeitura de Fortaleza em relação aos cuidados preventivos. Realizamos a limpeza de calhas de rios e canais, trabalhamos a conscientização da população a fim de minimizar o problema do lixo, realizamos um monitoramento constante das áreas de risco e estamos planejando soluções definitivas para nossos problemas ocasionados pelas chuvas”, destacou o secretário.

A tragédia causada por consequência das chuvas em Pernambuco nos últimos dias tem trazido preocupação para os gestores em Fortaleza. Segundo a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, as próximas chuvas em Fortaleza não deverão ser intensas como as que ocorreram na capital pernambucana.

“Esse ano choveu acima da média aqui em Fortaleza, e a cidade deve continuar a receber chuvas durante toda essa semana, principalmente na madrugada, mas sem a intensidade que ocorreu no Recife. As chuvas em Fortaleza são ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram no oceano próximo. Além disso, enquanto aqui no Ceará a quadra chuvosa está no fim, em Pernambuco e outros estados ao leste, ela está apenas começando, sendo comum nesses estados os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), que causam precipitações intensas”, explicou Meiry Sakamoto.

Até a noite desta segunda-feira, a região do grande Recife já contabilizou 93 mortes decorrentes do temporal ocorrido no final de semana passado (28 e 29/05).

Related Post

Quadra chuvosa: maio é o mais chuvoso dos últimos 11 anos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 31 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...