Nova CNH entra em vigor nesta semana; saiba novidades A nova carteira segue o padrão internacional e mostra uma tabela com as categorias de habilitação em que o motorista está apto



A partir de quarta-feira (1º) a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida no Brasil. O documento vai trazer um código igual ao dos passaportes e, com ele, será permitido o embarque internacional nos aeroportos direto nos terminais de autoatendimento.

Nova CNH no Brasil

A nova carteira segue o padrão internacional e mostra uma tabela com as categorias de habilitação em que o motorista está apto, uma facilidade para quem viajar para fora do país, segundo o secretário Nacional de trânsito, Frederico Carneiro. “De modo que o condutor brasileiro, ao dirigir fora do país, possa indicar a categoria correspondente naquele país que estiver visitando”, afirmou.

A nova CNH terá as cores verde e amarela. Vai conter também a a letra “P” para o motorista que ainda possui a Permissão para dirigir, e “D” para quem já tem a carteira definitiva.

No novo modelo, ficará registrado se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas. No entanto, é importante lembrar que a carteira atual continua em vigor até o prazo de validade indicado no documento.

A assinatura do motorista agora está em um novo local, logo abaixo da foto. As categorias que cada motorista está habilitado serão indicadas num quadro com a silhueta de veículos, enquanto as observações, como restrições médicas e o exercício de atividade remunerada, virão na parte inferior.

A validade da habilitação continua sendo de 10 anos para os condutores com menos de 50 anos de idade. O Código de Trânsito Brasileiro permite a apresentação da CNH às autoridades nas formas física ou digital.
CNH: troca do documento é obrigatória?

Os motoristas não vão precisar procurar o Detran para realizar a troca do documento. O novo formato da CNH será distribuído para quem precisa renovar sua habilitação, adicionar uma categoria, pedir revisão de algum dado impresso, solicitar a segunda via do documento e para quem vai tirar a carteira de motorista pela primeira vez. Até a troca completa, os dois modelos da CNH serão válidos.

Related Post

Nova CNH entra em vigor nesta semana; saiba novidades A nova carteira segue o padrão internacional e mostra uma tabela com as categorias de habilitação em que o motorista está apto BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 30 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...