Ceará tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos; paciente está isolado



O paciente com suspeita de varíola dos macacos é residente do município de Fortaleza e segue em investigação epidemiológica pelas autoridades de vigilância sanitária no Ceará. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicadas todas as medidas recomendadas como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames, que está em processamento.

A Sesa informou também que, após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita diagnóstica, até aqui, é varicela. “A vigilância em saúde da SESA permanece monitorando o caso”, finaliza a nota.
Histórico e ocorrências da varíola dos macacos

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa. O primeiro caso humano dessa variante foi registrado em 1970 no |Congo. Posteriormente, foi relatada em humanos em outros países da África Central e Ocidental.

“A varíola dos macacos ressurgiu na Nigéria em 2017, após mais de 40 anos sem casos relatados. Desde então, houve mais de 450 casos relatados no país africano e, pelo menos, oito casos exportados internacionalmente”, complementa a publicação recentemente divulgada pelo instituto.

Segundo o instituto, entre 2018 e 2021 foram relatados sete casos de varíola dos macacos no Reino Unido, principalmente em pessoas com histórico de viagens para países endêmicos. “Mas somente este ano, nove casos já foram confirmados, seis deles sem relação com viagens”.

Related Post

Ceará tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos; paciente está isolado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 31 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...