Comitê Municipal da Quadra Chuvosa realiza reunião de monitoramento



O prefeito em exercício, Élcio Batista, se reuniu, nesta segunda-feira (30/05), com o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa para traçar ações e estratégias preventivas em relação à quadra chuvosa de Fortaleza. Élcio Batista também acompanhou os trabalhos do Plano de Contingência para Alagamentos Viários (PCAV), realizados pela central de videomonitoramento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Durante a reunião, Élcio Batista celebrou os trabalhos do Comitê da Quadra Chuvosa e destacou a importância de ações continuadas para evitar alagamentos e outros eventos negativos na cidade.

"O Comitê foi criado pelo prefeito Sarto no início do ano, e estamos acompanhando diariamente suas ações. Temos trabalhado intensamente para prevenir eventos trágicos que podem ocorrer na cidade em decorrência das chuvas intensas, como os que infelizmente aconteceram recentemente em Recife", relatou o prefeito em exercício.

O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), cel. Eduardo Holanda, frisou que o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa obteve resultados bastante positivos em 2022, ao enfrentar uma quadra chuvosa atípica e intensa.

“Se hoje podemos comemorar que passamos por uma quadra chuvosa intensa com pouquíssimos danos, isso se deve ao trabalho realizado pela Prefeitura de Fortaleza em relação aos cuidados preventivos. Realizamos a limpeza de calhas de rios e canais, trabalhamos a conscientização da população a fim de minimizar o problema do lixo, realizamos um monitoramento constante das áreas de risco e estamos planejando soluções definitivas para nossos problemas ocasionados pelas chuvas”, destacou o secretário.

Em 2022, a capital cearense registrou 40 dias consecutivos de chuva intensa e o maior índice pluviométrico no mês de março, desde o ano de 1973. A preocupação com a situação de Fortaleza se intensificou após as intensas precipitações que aconteceram em Recife. Contudo, de acordo com a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, as próximas chuvas em Fortaleza não deverão ser intensas como as que ocorreram na capital pernambucana.

“Esse ano choveu acima da média aqui em Fortaleza, e a cidade deve continuar a receber chuvas durante toda essa semana, principalmente na madrugada, mas sem a intensidade que ocorreu no Recife. As chuvas em Fortaleza são ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram no oceano próximo. Além disso, enquanto aqui no Ceará a quadra chuvosa está no fim, em Pernambuco e outros estados ao leste, ela está apenas começando, sendo comum nesses estados os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), que causam precipitações intensas”, explicou Meiry Sakamoto.

Até a manhã desta segunda-feira, a capital pernambucana já contabilizou 80 mortes decorrentes do temporal ocorrido no final de semana passado (28 e 29/05). O prefeito em exercício, Élcio Batista, se solidarizou com a situação de Recife e pontuou que a cidade de Fortaleza está prestando auxílio à capital do estado vizinho.

“Ao saber da tragédia, prontamente o prefeito José Sarto entrou em contato com João Campos, prefeito de Recife. Nossa cidade se disponibilizou a ajudar, por meio do pessoal da Defesa Civil, com o envio de suprimentos e equipamentos para os desabrigados. Esse é um momento de solidariedade. Muitas cidades do Brasil apresentam problemas de infraestrutura ocasionados pela cruel desigualdade, então ajudar outros municípios é fundamental”, relatou Élcio Batista.

Auxílio a Recife

Diante dos últimos dias de chuva intensa no estado do Pernambuco, a Prefeitura de Fortaleza, através da Sesec, enviou, no sábado e domingo (28 e 29/05), um total de 475 colchonetes e 1.050 mantas às famílias vítimas do episódio climático. A missão foi realizada em parceria com as empresas aéreas Azul e Latam.

Related Post

Comitê Municipal da Quadra Chuvosa realiza reunião de monitoramento BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 31 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...