Cotado para o Ministério da Justiça, Dino fala em revogar decretos de Bolsonaro e recolher armas de grosso calibre



247 - Senador eleito e integrante do grupo de transição do governo Lula (PT), o ex-governador Flávio Dino (PSB-MA) defendeu nesta quinta-feira (17) revogar os decretos armamentistas de Jair Bolsonaro (PL). Para ele, este é o "escopo principal" do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública do gabinete de transição, que está sob sua coordenação.

Dino, que é cotado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública - ainda não se sabe se as pastas seguirão unidas ou não - a partir de janeiro de 2023, falou também na possibilidade de recolher armas de grosso calibre, liberadas pelos decretos de Bolsonaro.

Segundo

a Folha de S. Paulo, Dino explicou que o porte permitido pelos decretos não configura um direito adquirido.

O senador eleito avaliou que a lei que instituiu o Estatuto do Desarmamento no Brasil foi "objeto de desmonte" pelo governo Bolsonaro, que editou portarias e decretos flexibilizando a posse e o porte de armas.

"O tema daqui para trás exige algumas reflexões. Existe direito adquirido a faroeste? Não. Existe direito adquirido a andar com fuzil, metralhadora? Não também. Imaginemos uma situação de um medicamento que hoje é permitido e amanhã passa a ser proibido. Alguém terá direito adquirido a continuar tomar esse medicamento? Resposta: não. Então é possível que haja um efeito imediato inclusive no que se refere aos arsenais já existentes? É possível. Agora a decisão de mérito o grupo ainda vai tratar, fazer uma proposta ao presidente da República", declarou o ex-governador.

Sobre armas de grosso calibre, Dino falou na necessidade de uma "modulação". "O outro tema: e o que está em circulação? Provavelmente, haverá uma modulação, no sentido de que aquilo que for de grosso calibre por exemplo deve ser devolvido, algum tipo de recadastramento, recenseamento".

Related Post

Cotado para o Ministério da Justiça, Dino fala em revogar decretos de Bolsonaro e recolher armas de grosso calibre BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...