Disputa por Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza pode ficar entre PDT e PSB No PDT, Gardel Rolim, líder da base na Casa, é um nome forte, mas pode ser surpreendido PDT e PSB pelo colega Leo Couto, que ainda não tem a corrida pelo cargo como certa


CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) terá a partir de 2023 um novo presidente, sucessor do deputado estadual eleito Antônio Henrique (PDT). O prefeito da Capital, José Sarto (PDT), durante a cerimônia de entrega da requalificação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Estudante Nogueira nesta segunda-feira, 7, disse que cabe ao PDT e ao presidente Antônio Henrique, hoje deputado eleito, a condução da eleição com os outros partidos.

Com o pleito marcado para 1º de dezembro, a legenda do chefe do Executivo municipal indicou o nome de Gardel Rolim (PDT), líder do Governo na Casa. Conforme apurou o OPINIÃO CE, Gardel articula ampliar as bases para assegurar o comando da Câmara Municipal.

“[Tem que] se fazer uma composição tanto quanto possível, impressão minha, plural e eclética. Os poderes são independentes. Eu, como partidário, eu sou pedetista, por exemplo, no segundo turno, adotei uma posição partidária, a minha posição é partidária. Não é enquanto prefeito, porque enquanto prefeito temos que respeitar a independência e a autonomia dos poderes”, acrescentou o prefeito a jornalistas, no evento desta segunda.

A reportagem procurou o presidente do PDT-CE, André Figueiredo, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas. Gardel, todavia, pode ter a concorrência do colega da Casa, o vereador Leo Couto (PSB), que declarou apoio a Elmano de Freitas (PT) ao Executivo Estadual.

À reportagem, Leo afirmou que o momento agora é de diálogo e que está “aberto a conversar com todos os vereadores.” “O momento agora é de diálogo. Estou aberto a conversar com todos os vereadores e com os partidos para consolidarmos uma casa forte e unitária. Estamos construindo uma candidatura, como falei, dialogando com todos, esta semana provavelmente possa ser efetivada.” Nas Eleições 2022, o vereador também declarou voto em Camilo Santana.

A legenda socialista, no entanto – sob a presidência estadual do deputado federal Denis Bezerra (PSB) – decidiu apoiar Roberto Cláudio (PDT) para o Abolição.
Consenso

No primeiro dia de sessão na Casa após as eleições do primeiro turno, em entrevista coletiva no dia 4 de outubro, Antônio Henrique afirmou que vai atuar internamente para que haja um consenso entre os vereadores na escolha do próximo a comandar a Mesa Diretora. “Eu espero que ela (a escolha) seja consensual assim como foi nas duas últimas eleições quando eu fui conduzido à Presidência. Nós vamos conseguir construir um consenso”, disse o presidente.

O Presidente da Câmara é escolhido por meio de votação e vence pela maioria dos votos dos vereadores da Casa. Quando há apenas uma candidatura, ainda há votação por protocolo. Antônio Henrique cumpre o segundo mandato consecutivo como presidente até o fim do ano. Ele foi escolhido por unanimidade pelos colegas nas duas vezes em que foi indicado, em 2018 e em 2021.

Related Post

Disputa por Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza pode ficar entre PDT e PSB No PDT, Gardel Rolim, líder da base na Casa, é um nome forte, mas pode ser surpreendido PDT e PSB pelo colega Leo Couto, que ainda não tem a corrida pelo cargo como certa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...