Fortaleza volta a receber conceito máximo em avaliação mundial de proteção climática Capital segue no grupo de cidades consideradas referenciais em ação ambiental pela ONG Carbon Disclosure Project, como Miami, Sidney e Barcelona

Fortaleza recebeu o conceito A, nível liderança climática, pelo terceiro ano seguido, no levantamento realizado pelo Sistema Unificado CDP-Iclei Track, principal mecanismo de responsabilidade pelo progresso de ações climáticas do mundo. Assim, a Capital segue no grupo de cidades consideradas referenciais em ação ambiental pela ONG Carbon Disclosure Project (CDP), como Miami (EUA), Sidney (Austrália) e Barcelona (Espanha).

O levantamento levou em conta dados e projetos com impacto climático ao longo de 2021 e, novamente, classificou a Cidade como A, considerando duas esferas: Adaptação e Mitigação. As médias global e regional, por exemplo, tiveram pontuação D. Segundo a ONG CDP, o Município “demonstrou padrões de boas práticas em adaptação e em mitigação, definiu objetivos ambiciosos e fez progressos para alcançar estes objetivos.”

O relatório analisou, entre outros pontos, o descarte de resíduos, o plantio de árvores, a criação de áreas verdes, as certificações ambientais e a medição dos gases do efeito estufa (GEE). Em respeito aos itens de maior relevância do estudo, a Prefeitura de Fortaleza é signatária de acordos importantes, como Race To Zero, Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030) e C40 Cities, com foco na mitigação de impactos climáticos.

O reconhecimento é fruto de uma política ambiental robusta, com iniciativas como certificações ambientais, a exemplo da Empresa Amiga do Meio Ambiente e Fator Verde, e do Plano de Arborização, com os projetos Árvore na Minha Calçada, Uma Criança, Uma Árvore, Doação de Mudas, Troca de Mudas por Recicláveis e, ainda, Reciclando Atitudes.

Em setembro deste ano, foi lançado o projeto Sementinha, que realiza o plantio de mudas frutíferas em todas as 604 escolas da Rede Municipal de Ensino. A atenção à pauta climática se estende, por exemplo, à coleta seletiva realizada nos 90 Ecopontos ativos, distribuídos em todas as regionais.

Outras iniciativas municipais são Re-ciclo Fortaleza, que também auxiliam na coleta; 192 estações do Bicicletar, incentivando os moradores a reduzirem o uso de veículos automotores; ações educativas e de conscientização do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas); e os Micro Parques Urbanos, com dois instalados e mais 30 em execução.

“É mais um reconhecimento internacional para Fortaleza, de uma luta diária e constante de mitigação dos impactos ambientais. A pontuação deixa claro que estamos no caminho certo, dividindo a mesma lista com cidades tão relevantes sob o ponto de vista ambiental”, garante a secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo.

O CDP é uma instituição sem fins lucrativos que administra o sistema de divulgação global para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. A economia mundial considera o CDP o padrão ouro em relatórios ambientais com o conjunto de dados mais rico e abrangente sobre ações corporativas e municipais.

Related Post

Fortaleza volta a receber conceito máximo em avaliação mundial de proteção climática Capital segue no grupo de cidades consideradas referenciais em ação ambiental pela ONG Carbon Disclosure Project, como Miami, Sidney e Barcelona BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 22 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...