Lula embarca para a COP 27 para cumprir agenda de Meio Ambiente Lula recebeu dez pedidos de reuniões bilaterais. Entre as demandas estão encontros com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além de David Malpass e Alok Sharma



O presidente eleito Lula embarca nesta segunda-feira, 14, para o Egito, a fim de participar nesta semana da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-27), realizada desde a semana passada em Sharm el-Sheik, no Egito. A agenda de Lula na conferência inclui encontro com governadores da Amazônia e com grupos da sociedade civil, além de pronunciamento na área da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ida do petista é aguardada pela comunidade internacional, que espera do novo governo uma retomada da agenda de proteção da Amazônia, enfraquecida nos últimos anos. Na quarta-feira, 16, Lula participa, às 11 horas (6 horas no fuso de Brasília) do evento Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática, junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT),

Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO). O presidente eleito, inicialmente, foi convidado para ir à COP pelo governador paraense. Depois, também recebeu convite da organização do evento. Às 17h15 (12h15 no fuso de Brasília) de quarta, Lula faz pronunciamento na área das Nações Unidas (zona azul).

Na quinta-feira, 17, às 10 horas (5h em Brasília), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira no pavilhão Brazil Hub, e, às 15 horas (10h em Brasília), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Lula recebeu dez pedidos de reuniões bilaterais. Entre as demandas estão encontros com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass, e do parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a COP 26. Janja (PT)O, esposa de Lula, o ex-chanceler Celso Amorim e Fernando Haddad (PT) embarcam com o presidente eleito.

TRÊS PAVILHÕES
O Brasil tem três pavilhões na COP: o do Consórcio dos Governadores da Amazônia, o da sociedade civil (Brazil Hub) e o do governo federal, que tem sido o mais esvaziado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi a nenhuma cúpula climática durante seu mandato. Em 2009, Lula já havia participado de uma Conferência do Clima – a COP-15, em Copenhague.

A gestão atual tem sido alvo de críticas no Brasil e no Exterior por causa da escalada do desmatamento na Amazônia e pelos ataques do governo federal a países que repassam recursos para a preservação da floresta, como a Noruega e a Alemanha, que paralisaram as doações desde 2019.

Os dois países europeus já sinalizaram retomar os investimentos em ações para a preservação do bioma, via Fundo Amazônia, após o resultado das urnas.

Related Post

Lula embarca para a COP 27 para cumprir agenda de Meio Ambiente Lula recebeu dez pedidos de reuniões bilaterais. Entre as demandas estão encontros com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além de David Malpass e Alok Sharma BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...