PDT ruma para mais uma Presidência consecutiva da CMFOR PDT está desde 2015 ocupando a Presidência da Casa, com Salmito Filho e Antônio Henrique, nesta ordem. Sigla deve consolidar vitória de Gardel Rolim


O líder do governo José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Gardel Rolim, vai disputar a presidência da Casa pelo PDT. Das 43 cadeiras, dez são ocupadas por pedetistas, que detém, portanto, a maior bancada no Legislativo da Capital. No dia 1º de dezembro, a busca será por manter o comando da Casa, que está a cargo de representantes da sigla, desde 2015.

O vereador Antônio Henrique termina o segundo biênio à frente dos trabalhos legislativos municipais. Ele foi eleito presidente em 2018 e reconduzido para o biênio 2021/2022. Neste ano, foi eleito deputado estadual e se prepara para tomar posse na Assembleia Legislativa do Ceará em 1º de fevereiro de 2023.

Antes de Antônio Henrique, quem estava à frente da CMFOR era Salmito Filho, outro pedetista que liderou os trabalhos da Casa por mais de um biênio. Ele, primeiro, foi eleito para o comando de 2009-2010. Na época, integrava o PT. Depois dele, o também petista Acrísio Sena venceu e passou a liderar no biênio 2011-2012.

Na sequência, entra Walter Cavalcante, do MDB (2013-2014). Em 2013, Salmito saiu do mandato parlamentar para compor o Poder Executivo, a convite do então prefeito Roberto Cláudio (PDT). Ele chefiou a pasta da secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

Em 2015, já com novo mandato parlamentar e filiado ao PDT, chega à presidência da Câmara Municipal pela segunda vez, onde fica até o ano seguinte e permanece para 2017/2018.

Se eleito, Rolim assume em 1º de janeiro, para o o biênio 2023-2024, levando o PDT à quinta presidência consecutiva. “O PDT à frente do legislativo tem mais a ver com uma tradição das casas legislativas do mundo inteiro que as maiores bancadas indicam os presidentes”, disse o vereador ao Opinião Ce. Ele diz estar conversando com os colegas parlamentares para trabalhar na candidatura única.

Atualmente, o vereador e a bancada atuam para haja candidatura única. A Mesa Diretora exige composição de uma chapa completa, com 10 membros. Assim, a sigla também poderia ter três vagas. As outras sete seriam discutidas entre as outras bancadas.

O possível concorrente que pode quebrar a sequência de liderança pedetista é o vice-líder da gestão Sarto, Léo Couto, do PSB. Segundo informações do Diário do Nordeste, ele tem atuado nos bastidores para disputar a presidência da Casa.

Contudo, o plano pode não vingar já que ele apoio a candidatura de Elmano de Freitas e Camilo Santana, ambos do PT, para o governo estadual e senado, respectivamente. Além de ter rompido com o PT, o PDT teve Roberto Cláudio na disputa pelo Palácio da Abolição e apoiou Érika Amorim (PSD) para o Senado. Ambos derrotados no pleito de 2022 pelos petistas.

Related Post

PDT ruma para mais uma Presidência consecutiva da CMFOR PDT está desde 2015 ocupando a Presidência da Casa, com Salmito Filho e Antônio Henrique, nesta ordem. Sigla deve consolidar vitória de Gardel Rolim BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...