Internet 5G: como será a conexão do futuro?


https://img.r7.com/images/5g-14012020163320234

A vida conectada está prestes a ir muito além do roteador na sala de casa, do celular no bolso ou da smart TV na parede. O 5G, como é chamada a quinta geração da internet móvel, chega ao Brasil nos próximos anos e já está na fase de testes em países como EUA, Austrália e Coreia do Sul.
Os laboratórios de universidades e os centros de pesquisa das principais empresas de tecnologia projetam um mundo onde tudo o que está ao redor das pessoas trocará informações por uma conexão de alta velocidade.
“A principal revolução da internet 5G é conectar tudo o que nós não imaginávamos há alguns anos atrás. Depois dos seres humanos ficarem superconectados, agora é a vez do vestuário, do carro, das residências e até de fazendas ou de animais silvestres”, afirma o professor livre-docente do departamento de engenharia de sistemas eletrônicos da Poli-USP e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Marcelo Zuffo.
Segundo Zuffo, a tecnologia 5G tem dois grandes requisitos: a possibilidade de poder conectar trilhões de dispositivos da forma mais rápida possível e permitir a coleta e a transmissão de um volume de informação muito superior à conexão atual.
Enquanto a internet 4G oferece uma velocidade de 100 Mb/s, o 5G promete pelo menos 1Gb/s, ou seja, velocidade 10 vezes mais rápida. Essa conexão é suficiente para fazer o download de filmes e séries em 4K, a maior definição disponível no mercado hoje, em apenas alguns segundos.
A velocidade é um ponto de destaque, mas o que vai mudar a vida de todos nos próximos anos é um tempo de resposta muito curto. Isso significa que o intervalo entre um comando e ação de qualquer dispositivo vai ser algo muito próximo da vida fora da internet. Essa é a promessa. O tempo de latência, o nome dado a esse atraso, é de 30 milissegundos hoje e devem cair para menos de 5 milissegundos.
Essa é a condição para que carros autônomos não atropelem pedestres pela rua, para que um bisturi seja preciso suficiente para não causar uma hemorragia durante uma cirurgia ou apenas para que músicos consigam tocar seus instrumentos em diferentes cidades sem perder o ritmo.

Related Post

Internet 5G: como será a conexão do futuro? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...