Cearense que viajava diariamente 100 quilômetros para estudar é aprovado em medicina



O estudante cearense Lucas Ribeiro de Sousa, de 20 anos, teve recompensado o esforço diário dos últimos dois anos e realizou o sonho dele por meio do estudo: a aprovação para cursar medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ele somou 742,14 pontos e obteve a 21º posição da lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o curso na universidade escolhida.
Entre 2018 e 2019, ele acordava diariamente às 3h30 da manhã e viajava da zona rural de Horizonte a Fortaleza para ir às aulas na capital cearense. O itinerário diário era de 106 quilômetros, somando ida e volta de casa a escola.
Apoio da família
Contra as adversidades, ele diz que contou com apoio da família e de uma amiga. "Eu tive muito apoio, tanto familiar quanto do curso, porém eu não tinha o material necessário para estudar em casa, só consegui através de uma amiga que já tinha estudado no mesmo local", afirma Lucas.
Além dos estudos, Lucas Ribeiro dava aula particular para ajudar pagar nas despesas. Ele recebia R$ 70 por mês dos alunos de reforço. "Era muito gasto para nossa família. Era tirar dinheiro de onde não tinha para pagar a condução, além dos gastos diários com alimentação. Já aos sábado, quando havia aula, eu não podia ir. Era financeiramente inviável", relata.
Após a matrícula, Lucas não vai mais precisar viajar todos os dias entre Horizonte e Fortaleza. Ele recebeu uma moradia na capital cearense. "Uma amiga da minha mãe ofereceu a moradia. Com isso já ajuda, mas eu espero receber o auxílio da UFC, além de trabalhar nos laboratórios para, então, conseguir me estabilizar de verdade."
Fonte: G1 CE

Related Post

Cearense que viajava diariamente 100 quilômetros para estudar é aprovado em medicina BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...