Os 100 parlamentares mais influentes do Congresso em 2019



O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta quinta-feira (18) sua tradicional lista com os "cabeças" do Congresso Nacional. A relação elenca, entre deputados e senadores, os 100 parlamentares mais influentes de Brasília. A principal constatação da edição de 2019 do trabalho é que, apesar do discurso de renovação que marcou a eleição do ano passado e da forte chegada de estreantes no Congresso em 2019, é a chamada "velha política" quem ainda dá as cartas no Parlamento."
Dos 100 parlamentares mais influentes selecionados pelo Diap, apenas 18 exercem em 2019 seu primeiro mandato no Congresso. E mesmo este grupo reúne alguns nomes que, mesmo sendo tecnicamente estreantes em Brasília, não podem ser chamados de novatos no jogo político, como o senador Cid Gomes (PDT), governador do Ceará por dois mandatos, ex-ministro e irmão de Ciro Gomes; o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ministro nos governos Lula e Dilma Rousseff; e o também deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que foi ministro de Michel Temer e preside seu partido desde 2011.
Entre os representantes da "nova política" que o Diap menciona como os parlamentares mais influentes do Congresso em 2019 estão nomes como Kim Kataguiri (DEM-SP), Joice Hasselmann (PSL-SP), Vitor Hugo (PSL-GO), Tabata Amaral (PDT-SP) e João Roma (Republicanos-BA).
Há ainda estreantes no Congresso na lista que já exerceram mandatos como deputados estaduais ou vereadores – por exemplo, Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Ramos (PL-AM)."

Related Post

Os 100 parlamentares mais influentes do Congresso em 2019 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...