Dos 26 criminosos mais procurados no Brasil, quatro têm atuação no Ceará



Ministério da Justiça divulgou nesta quinta-feira, 30, a lista de criminosos cuja prisão é estratégica para combater o crime organizado. Dos 26 criminosos, quatro possuem atuação no Ceará. O banco com os nomes foi construído a partir de informações dos estados e também dados públicos que são fornecidos pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre os critérios estão a atuação interestadual, rede de relacionamento, posição de liderança em organização criminosa violenta, capacidade financeira e entre outros. Conforme o Ministério da Justiça, a lista deve ser atualizada mensalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo são 26 criminosos contabilizados na lista.
1. Juvenal Laurindo, conhecido como Carcará ou Carca. Ele participou do assalto ao Banco Central em Fortaleza, no Ceará, e é condenado por receptação e formação de quadrilha em Mogi das Cruzes (SP). Além disso, é suspeito de ter cometido roubo à maior mineradora de diamantes da América Latina, em Nordestina (BA), e de ter participado da explosão da lotérica do município de Independência (CE).
2. Gilberto Aparecido dos Santos, Fuminho, atua em todos os estados do país e no Mercosul. Ele é apontado como responsável por crimes de tráfico de drogas, contra o patrimônio (instituições financeiras e de grandes empresas de logística) e de financiamento para fuga de líderes de organizações criminosas. Ele fugiu da prisão em 1988 para o Paraguai e Bolívia e é apontado como um dos responsáveis pela logística do plano de fuga de Marcos Willians Herbas Camacho (O Marcola) da Penitenciária 2 de Presidente Venesclau, em 2014. Além disso, Fuminho foi identificado, em 2018, como mandante das mortes de Gegê do Mangue e Paca, integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Ainda em 2018, ele foi apontado como autor de um novo plano de resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

3. Álvaro Daniel Roberto, o Caipira, que responde por crimes de tráfico de drogas, contra o patrimônio (de instituições financeiras e de grandes empresas de logística) e de financiamento para fuga de líderes de organizações criminosas. Considerado um dos maiores traficantes do Brasil, Caipira possuía ligações com Juan Carlos Abadia e o cartel do Vale do Norte na Colômbia. Ele fazia parte do núcleo de uma organização responsável pelo translado de cocaína que vinha do Paraguai e da Bolívia para o Brasil, sendo responsável pela distribuição do produto no estado de São Paulo. Em 2013, ele foi preso em Fortaleza (CE), mas obteve a transferência para Juiz de Fora (MG), onde conseguiu prisão domiciliar.
4. Fabio Augusto Nogueira Fitze, suspeito de cometer crimes desde a década de 90. Ele participou do roubo à empresa de valores Nordeste Segurança e Valores, no Ceará. Ele integrou a ação criminosa com o Marcola no ano de 2000.
Fonte: O Povo


Related Post

Dos 26 criminosos mais procurados no Brasil, quatro têm atuação no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...