"Tá chovendo gelo!" Moradores registram o que seria uma chuva de granizo

Acopiara continua com céu nublado, com chuvas no município!!!
- Informações que recebo via whatsapp é de que: No Trussu choveu 90 mm. 
Moradores do município de Piquet Carneiro, Sertão de Inhamuns, registraram o que seria uma chuva de granizo, nessa quarta-feira, 29. Eles gravaram o momento em que várias “pedras brancas” caíam no chão, durante forte precipitação na Cidade. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não confirmou se a chuva era de granizo, mas informou que as condições climáticas estavam favoráveis a isso.
“Tá chovendo gelo, olha ai o tamanho”, dizia um dos moradores no vídeo que circulou na internet. A chuva, que começou a cair no final da tarde, chegou a causar barulho de “estalo” nas telhas. “Tomara que não quebre meu para-brisas”, torce outro morador, que chegou a pegar as pedras com a mão. No registro, é possível ainda ver várias delas caindo no chão durante a chuva.
Em nota, a Funceme informou que a presença de granizo só pode ser confirmada com uma avaliação pessoal do material. Entretanto, o órgão registrou a atuação de áreas de instabilidade com aglomerados de nuvens do tipo Cumulonimbus (CB), o que pode ter provocado a chuva de granizo, informando ainda que o fenômeno deve ter ocorrido de forma isolada.
Imagens de satélite realizadas pela Funceme identificam o momento em que áreas de instabilidade se formam, contribuindo para a formação das CBs e atingindo o município por volta das 18 horas. No intervalo entre as 7 horas dessa quarta-feira, 29, e as 7 horas desta quinta-feira, 30, a Funceme chegou a registrar o acumulado de 12 milímetros em Piquet Carneiro, no posto pluviométrico Açude São José II, e de 30,8 mm na Plataforma de Coleta de Dados (PCD), localizada no Sítio Ema dos Marinheiros.
Fonte: O Povo

Related Post

"Tá chovendo gelo!" Moradores registram o que seria uma chuva de granizo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...