Águas do rio São Francisco já abastecem o último reservatório antes de entrar no Ceará



O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou nessa quarta-feira, 22, imagens do reservatório de Negreiro no município de Salgueiro (PE) transbordando devido às águas do rio São Francisco. A vazão do Negreiro está abastecendo a barragem de Milagres, na cidade de Verdejante em Pernambuco. O prazo estipulado para que as águas comecem a encher o primeiro reservatório cearense é o fim de março.
Embora o último reservatório de Pernambuco na linha de transposição do rio já esteja recebendo recursos hídricos, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), estima que levarão cerca de 3 meses para que a Barragem de Milagres possa abastecer demais localidades. De acordo com a estruturação da canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), em solo cearense, as águas do rio devem abastecer primeiro a barragem de Jati, na região do Cariri.
Da barragem de Jati, o recurso hídrico segue até até Missão Velha, onde será direcionado ao Riacho Seco, seguindo pelo Rio Salgado até desaguar no Rio Jaguaribe, onde cairá no maior reservatório do Estado, o Açude Castanhão. O trajeto deve ser feito de acordo com o projeto do Cinturão das Águas do Ceará (Cac), e deve abastecer toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e diversas localidades do sertão cearense.
Fonte: O Povo

Related Post

Águas do rio São Francisco já abastecem o último reservatório antes de entrar no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...