Deputados dizem que previsão de quadra chuvosa traz esperança para o Estado


Deputados dizem que previsão de quadra chuvosa traz esperança para o Estado

A previsão de chuvas no Ceará para o primeiro trimestre da quadra chuvosa (fevereiro a abril) aponta para um cenário positivo, com 45% de chances de chuvas acima da média histórica para o período. Parlamentares cearenses destacam o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e apontam que tal previsão traz esperança para o Estado e para os cearenses.
O deputado Evandro Leitão (PDT), primeiro secretário da Assembleia Legislativa, ressaltou “expectativa extremamente positiva para 2020” com as previsões. Para o parlamentar, o Governo do Estado tem atuado de forma continuada para atender aos cearenses em questões que são importantes e problemas históricos, como a questão hídrica.
O deputado elencou perfuração de poços e construção de adutoras como importantes intervenções no Ceará. Além disso, Evandro Leitão, indicou a espera pela chegada das águas do rio São Francisco no Ceará a partir de maio como mais uma fator para confirmar a expectativa positiva para os cearenses em 2020.
O deputado Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Semiárido, afirmou que as avaliações da Funceme são importantíssimas e trazem boas notícias para a quadra chuvosa do Ceará e para os cearenses.
O parlamentar aponta que o semiárido é uma experiência permanente de convivência com a seca e, por isso, as previsões de chuva acima da média são tão esperadas. Para Acrísio Sena, a expectativa de chuva é ainda maior em áreas mais críticas, como o Sertão Central e o Sertão dos Inhamuns, assim como em regiões em que agricultores já receberam as sementes à espera da hora do plantio e nos açudes que mais precisam de aporte de água.
Para a deputada Fernanda Pessoa (PSDB), o prognóstico de chuvas acima da média deixa todos os cearenses muito felizes, especialmente, os agricultores, que estão no campo preocupados com o plantio e com o sustento de suas famílias. A parlamentar ressalta que os nordestinos de uma forma geral alimentam muito a esperança de um bom inverno e chuvas.
Fernanda Pessoa comenta ainda que em muitos municípios, mesmo com perfuração de poços e adutoras, a água não é suficiente e, por isso, as chuvas são importantes, assim como a capacidade de captar a água com qualidade.
O deputado Marcos Sobreira (PDT) também ficou feliz com o anúncio da Funceme. "Nosso povo precisa de um bom inverno e chuva no Ceará é sempre sinônimo de benção. Agora vamos torcer para que de fato a previsão se concretize e para que possamos colher os frutos de uma boa quadra chuvosa", acentua.
SA/CG

Related Post

Deputados dizem que previsão de quadra chuvosa traz esperança para o Estado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...