Chefe da Aeronáutica critica CPI e diz que “homem armado não ameaça”

tenente-brigadeiro da Aeronáutica Carlos
de Almeida Baptista Junior
O tenente-brigadeiro da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior disse em entrevista a O Globo, publicada nesta 6ª feira (9.jul.2021), que a associação entre os militares e as suspeitas de corrupção apuradas pela CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) da Covid no Senado tem incomodado a corporação. Apesar de criticar a forma como as investigações estão sendo conduzidas, ele afirma que as Forças Armadas não vão tolerar o envolvimento de militares em ilegalidades.

Baptista reforça que os militares, como qualquer outro cidadão, devem respeitar a Constituição. Ele também afasta a possibilidade de um suposto apoio a um golpe de Estado, que já foi especulado algumas vezes.

Em nota emitida nessa 4ª feira (7.jul), o Ministério da Defesa e os comandantes das Forças repudiaram falas do senador Omar Aziz (PSD-AM), que preside a CPI. No comunicado, eles afirmam que Aziz fez declarações “desrespeitando as Forcas Amadas e generalizando esquemas de corrupção“.

“As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro“, informaram no documento assinado pelos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica e pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

Durante o depoimento do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, Aziz disse que “os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia”. “Fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do Governo”, completou o senador.

Segundo interpretação das Forças, o senador colocou o seu discurso “de forma generalizada“. Baptista cita na entrevista que comentários como o de Aziz já aconteceram antes, “particularmente em relação ao general [Eduardo] Pazuello, ao Elcio [Franco]”.

“A CPI acontece para levantar os fatos e as possíveis responsabilidades, mas a gente precisa saber que é um inquérito, é uma fase investigativa“, afirmou o militar.

Quando questionado quais seriam os mecanismos legais de resposta às declarações do presidente da CPI, Baptista afirma que “homem armado não ameaça“, enfatizando que a nota foi em prol do respeito às instituições e não um recado ao senador.

“Nós precisamos entender que o ataque pessoal do senador à instituição militar não é cabível a alguém que deseje ser tratado como Vossa Excelência. Porque nós somos autoridades. O comportamento de cada um de nós, das autoridades, exige ponderação e entendimento do todo. E essa disputa política do país é normal, mas sinto ser em tão baixo nível, em nível muito raso“, disse o comandante.

Baptista diz que as instituições militares rechaçam corrupção. “Façam o devido processo legal, apurem as responsabilidades, doa a quem doer. Não temos qualquer intenção de proteger ninguém que está à margem da lei. O estado democrático de direito, que é uma unanimidade da sociedade, exige que os princípios legais sejam seguidos. E que ninguém seja julgado prematuramente. Mas, uma vez comprovado que agiu à margem da lei, que cada um pague na forma da lei“, afirma.

Sobre uma possibilidade de golpe levantada em algumas interpretações da nota, o militar garante que “as Forças Armadas continuam com seu princípio legalista e de acatamento à Constituição“.


Related Post

Chefe da Aeronáutica critica CPI e diz que “homem armado não ameaça” BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 9 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...