CPI da Covid: Randolfe é o mais oposicionista e Ciro o mais governista

 10/07/2021 > SÁBADO


SENADOR RANDOLFE RODRIGUES

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o mais oposicionista ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) entre os integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado Federal. Ele ocupa a vice-presidência do colegiado.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Partido Progressistas, é o mais governista entre os 11 integrantes titulares da CPI.

Um levantamento do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro) mapeou os votos de congressistas do início da atual legislatura, em fevereiro de 2019, a maio de 2021. Depois, comparou-os aos votos das lideranças do Governo nas Casas legislativas. A partir disso, desenvolveu uma taxa de governismo. Essa mostra se os senadores e deputados são mais alinhados ou desalinhados ao governo federal nas votações. Eis a íntegra do levantamento (1 MB).

A taxa de governismo é calculada a partir das votações nominais no Senado. São desconsideradas as votações unânimes ou com só 2% dos votos divergentes. É um indicador de zero a 10. Quanto mais alta a pontuação, mais votos do congressista foram alinhados aos da liderança do Governo.

Eis as taxas de governismo dos integrantes da CPI:


Pesquisador da OLB e doutor em ciência política pelo UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Leonardo Martins afirma que uma pontuação 5 já indica “um certo limiar de apoio mais baixo ao governo“. Partidos oposicionistas, como o PT, tendem a ter pontuações entre zero e 2.

Dos 11 titulares da CPI, 6 tem uma nota governista mais baixa, segundo Martins. “Há senadores menos governistas ou até oposicionistas formando a maioria na CPI e para conduzir os trabalhos, incluindo o presidente [Omar Aziz] e o relator [Renan Calheiros]”.

O pesquisador afirma que essa formação da CPI é uma concordância das principais lideranças do Senado de que “se pode ter uma CPI mais aguerrida e mais crítica ao governo“. Contudo, a taxa de governismo não demonstra necessariamente como o senador irá se comportar na CPI.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), por exemplo, tem uma pontuação abaixo de 5. Mas tem mostrado um discurso favorável ao presidente até este momento na comissão. Segundo Martins, os congressistas podem ter um compromisso com o governo na CPI e em algumas votações no Senado tenham outros compromissos ou acordos políticos e/ou partidários.
MUDANÇA DE HUMOR DO LEGISLATIVO

O pesquisador da OLB afirma que a CPI é “a consequência de uma mudança de humor do Senado que vem desde o segundo semestre de 2020“. Completa: “e só aconteceu porque há uma indisposição no Senado que vem sendo nutrida já há alguns meses”.

Desde o meio do ano passado, as negociações para a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado começaram. Segundo Martins, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), dependeu menos do governo do que seu antecessor, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O pesquisador afirma que a menor dependência é “importante para a oposição ganhar maior respiro na Casa“.

Martins também afirma que senadores tendem a ser mais sensíveis à opinião dos governadores e aos interesses dos Estados. Durante a pandemia, houve diversos conflitos entre Bolsonaro e o líderes do executivo estadual por causa das medidas de combate à covid-19. “Achamos que o Senado se mostrou mais sensível“, afirma o pesquisador. “Principalmente porque [para o Senado] são eleições majoritárias e geralmente os senadores atuam de forma mais próxima aos governadores“.



Related Post

CPI da Covid: Randolfe é o mais oposicionista e Ciro o mais governista BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 10 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...