PoderData: 47% dos que elegeram Bolsonaro não pretendem votar nele em 2022

O presidente Jair Bolsonaro não é a principal opção de voto para 47% dos que o elegeram no 2º turno de 2018, segundo pesquisa PoderData realizada nesta semana (5-7.jul.2021). Esse número é a soma dos que dizem ter escolhido o atual chefe do Executivo nas últimas eleições presidenciais e agora preferem votar em outros candidatos, pretendem anular a escolha em 2022 ou dizem não saber.

Dos que votaram em Bolsonaro, 14% preferem Lula (PT) no próximo pleito. Ciro Gomes (PDT) fica com 9%. João Doria (PSDB) e Henrique Mandetta (DEM), 4% cada um. Os que votariam branco ou nulo são 12%.

Já dos eleitores declarados de Fernando Haddad (PT), só 1% pretende votar em Bolsonaro em 2022. Outros 81% querem Lula; 4%, Doria; 2%, Ciro; e 2%, Mandetta. Os que querem votar em branco ou nulo são 9%.

Com 55,13% dos votos válidos, Bolsonaro bateu Haddad em 2018 e foi eleito presidente no 2º turno das eleições. Recebeu 57.797.847 votos, contra 47.040.906 do petista.

Esta pesquisa foi realizada no período de 5 a 7 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 421 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Para saber o que pensam os eleitores de Lula e Bolsonaro em 2018, o PoderData cruzou os resultados de duas perguntas: intenção de voto em 2022 X declaração de voto em 2018.

RESULTADOS DE 1º TURNO

A rodada desta semana mostra que o ex-presidente Lula (PT) abriu sua maior vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma possível disputa nas eleições de 2022. O petista concentra agora 43% das intenções de voto, contra 29% do atual comandante do Planalto.

No levantamento realizado 1 mês antes, os 2 políticos estavam empatados dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Tinham 31% e 33% dos votos, respectivamente.

Esta é a 1º rodada do PoderData feita sem os pré-candidatos Luciano Huck e João Amoêdo (Novo), que no mês anterior à pesquisa declararam que não participariam das eleições presidenciais.

Apesar da disparada de Lula, os resultados mostram que Bolsonaro segue estável (varia só na margem de erro) com apoio na redondeza de ⅓ do eleitorado.


O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES



O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.
PODER360


Related Post

PoderData: 47% dos que elegeram Bolsonaro não pretendem votar nele em 2022 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 10 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...