Talibã avança pelo Afeganistão desde retirada de tropas dos EUA do país

O Talibã assumiu o controle de dezenas de cidades afegãs nos últimos dias. As invasões se espalharam pelo país depois que o último grupo de forças norte-americanas abandonou a base aérea de Bagram, na noite de 6ª feira (2.jul.2021). A retirada aconteceu após quase 20 anos de guerra no país.

A retirada de 2.500 soldados dos EUA e de 7.000 da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) começou em 1º de maio deste ano. A transferência da base aérea para o exército afegão foi o incentivo que faltava para o avanço do movimento fundamentalista islâmico, que retomou distritos no norte, leste e sul do país, segundo o The Washington Street Journal.

O general Scott Miller, o principal comandante dos EUA no Afeganistão, está viajando para Bruxelas e Doha, no Catar, para se reunir com outras autoridades. Ele deve retornar ao Afeganistão nas próximas semanas para entregar o comando da base aérea oficialmente.

Em entrevista à ABC News gravada no dia 24 de junho, mas que foi ao ar nesse domingo (4.jul), Miller expressou preocupação com a partida das forças dos EUA. “Não gosto de deixar amigos necessitados e sei que meus amigos estão passando necessidade”, disse.

O general também alertou para uma potencial guerra civil no país com a saída das tropas norte-americanas. “Você olha para a situação de segurança, não é bom. Os afegãos reconhecem que não é bom. O Talibã está em movimento. Estamos começando a criar condições aqui que não parecerão boas para o Afeganistão no futuro, se houver um impulso para uma tomada militar“, afirmou Miller.

Apesar de recomendações para que a Casa Branca mantivesse ao menos um pequeno número de tropas no Afeganistão, o presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu, em abril deste ano, remover quase todas as forças americanas do país. Devem ser mantidos só 650 soldados no Afeganistão, divididos entre o aeroporto de Cabul e a Embaixada dos EUA.

O deputado republicano Michael McCaul disse à Fox News nesse domingo (4.jul) que a “devastação” no Afeganistão é alarmante. “O presidente Biden vai ser o dono dessas imagens horríveis”, afirmou o político, prevendo que a Al Qaeda e o Estado Islâmico encontrarão refúgio em áreas do Afeganistão sob controle do Talibã.





Notícias informando sobre o encerramento da Embaixada dos EUA em Cabul foram desmentidas nesse sábado (3.jul) por diplomatas norte-americanos no país.

Related Post

Talibã avança pelo Afeganistão desde retirada de tropas dos EUA do país BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 5 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...