Após 16 anos, Merkel se despede nesta quarta-feira do comando da Alemanha

Servidora Pública da Alemanha
Angela Merkel



























Foram 5.860 dias no comando da maior economia da Europa. Durante mais de 140 mil horas no poder, Angela Merkel ganhou o respeito da população e do mundo, ao enfrentar com sobriedade períodos turbulentos, como a crise migratória, em 2011, e a pandemia da covid-19. Hoje, "Mutti" (mamãe) Merkel transferirá o controle da Alemanha para o social-democrata Olaf Scholz, o qual governará sob uma coalizão com os Verdes e o Partido Democrático Liberal (FDP). As bases da próxima gestão foram detalhadas em um documento assinado ontem pelas lideranças das três legendas.

O pacto da coalizão tripartite, intitulado "Ouse mais progresso", tem 177 páginas e foi amplamente discutido internamente, depois de ser apresentado em 25 de novembro. Scholz, de centro-esquerda, assumirá com uma série de desafios, como tentar debelar a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus e levar adiante medidas impopulares, como a adoção de restrições sociais e o debate sobre a vacinação compulsória contra a covid-19.

Ontem, Scholz prometeu que seu governo sairá em defesa de uma União Europeia forte e alimentará a aliança transatlântica, mas deixou em aberto a possibilidade de não acompanhar os Estados Unidos no boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sediados em Pequim. O futuro chanceler alemão transmitiu a ideia de continuidade de governo e fez um alerta: "A pandemia está longe de acabar".

A transferência de poder será formalizada durante sessão do Bundestag (Parlamento), o qual fará uma votação protocolar para referendar a vitória de Scholz nas eleições legislativas de setembro. A centro-esquerda retornará ao comando da Alemanha, o que não ocorria desde o governo de Gerhard Schröder (1998-2005).

Merkel recebeu homenagens do sucessor e de líderes europeus. "Angela Merkel foi uma chanceler que teve êxito", elogiou Scholz. "Permaneceu fiel a ela mesma durante 16 anos marcados por várias mudanças." O presidente francês, Emmanuel Macron, enalteceu o compromisso, a paciência e a capacidade de ouvir de Merkel. O russo Vladimir Putin, por sua vez, disse ter "muita confiança" na alemã, "uma pessoa muito aberta". A chanceler "faz realmente um esforço honesto para resolver as crises".

(*) CB

Related Post

Após 16 anos, Merkel se despede nesta quarta-feira do comando da Alemanha BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...