Ciro na GloboNews: a intenção da operação é me constranger e me calar

Na tarde desta quarta-feira (15), o pré-candidato a presidente da república Ciro Gomes (PDT) concedeu entrevista ao time de jornalistas do programa Estúdio I, do canal GloboNews. O político foi alvo de buscas da operação Coliseum, da Polícia Federal (PF), que investiga corrupção nas obras da Arena Castelão, em Fortaleza, para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.
Na ocasião, o presidenciável levantou suspeição sobre a operação e a conduta da força-tarefa, lembrando que a indicação do atual diretor-geral da PF foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o FG, a nomeação foi feita para proteger os “filhos bandidos” do presidente. ”Bolsonaro faça o que quiser, eu sou limpo”.

De acordo com Ciro, na chegada dos oficiais, ele percebeu um erro no mandado, que ele exigiu que fosse corrigido. Gomes disse que, já com os policiais no interior de sua residência, até o diário pessoal de sua esposa, Giselle Bezerra, com quem está desde 2017, foi fotografado.

Um jornalista membro da bancada do programa também perguntou como Ciro recebia as mensagens de solidariedade publicadas pelo ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, que denunciaram supostos abusos na conduta da PF. O FG agradeceu e disse que, mesmo com críticas aos governos dos ex-mandatários, Lula é democrata e Dilma honesta, e que ambos também sofreram perseguições. "Estamos defendendo a regra”.

Ao fim da entrevista, Ciro relembrou que as obras do estádio Castelão foram as mais baratas da Copa de 2014, e que nunca foi mencionado por nenhum delator de escândalos de corrupção. O FG também pediu que profissionais do direito e jornalistas investiguem a finalidade da operação. “Examinem”.

Lawfare

A retórica de Ciro lembra o termo Lawfare, introduzido nos anos 1970 e que, originalmente, se refere a uma forma de guerra na qual o direito é usado como arma de combate a adversários. Ou seja, seria o emprego de manobras jurídico-legais como substituto de força armada, visando desgastar e atingir desafetos no âmbito jurídico e diante da opinião pública.

Por Alan Clyverton
Miséria.com.br

Related Post

Ciro na GloboNews: a intenção da operação é me constranger e me calar BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...