Enel Ceará anuncia pacote de obras e modernização da rede de distribuição



Um pacote de obras e modernização da rede de distribuição estão entre as próximas ações programadas pela Enel Distribuição Ceará. Projetos de inovação, digitalização, obras e manutenção da rede elétrica, além de ações de sustentabilidade, estão planejadas para 2022.

No início do mês de maio, a distribuidora vai inaugurar duas novas subestações em Itarema e Paracuru beneficiando, cerca 150 mil moradores nas duas regiões e municípios vizinhos. Para esse ano, também está prevista a construção de 156 km de Linhas de Distribuição de Alta Tensão. A extensão é semelhante à distância de Fortaleza ao município de Aracati.

Para garantir a confiabilidade do sistema elétrico, a distribuidora continua com suas manutenções nos equipamentos e na rede e elétrica. Serão realizadas cerca de 42 mil manutenções no estado e mais 418 mil podas com iminência de toque na rede elétrica, para garantir a qualidade do fornecimento. Além disso, será reforçada a limpeza de faixa de mais de 100 km no segundo semestre para evitar possíveis queimadas nessa época.

A companhia investiu cerca de R$ 1,1 bilhão no ano passado, um aumento de aproximadamente de 20% em comparação a 2020. Os investimentos foram destinados a expansão da rede elétrica, ao combate a perdas, a qualidade do sistema e adequação de infraestrutura.

Para este ano, o foco é o uso da inovação e de novas tecnologias para melhoria na qualidade do fornecimento de energia. Para isso foi implementado o projeto Telecontrole, que consiste na utilização de equipamentos controlados à distância para operação remota da rede tornando o serviço mais eficiente. O objetivo do projeto é fazer com que a quantidade de clientes afetados naquela área desligada seja a menor possível, reduzindo significativamente o tempo de restabelecimento do fornecimento de energia. Esse ano deverão ser instalados mais 384 aparelhos, totalizando cerca de quatro mil em todo o estado. A empresa também está instalando equipamentos para comunicação via satélite em toda a frota de viaturas para agilizar o contato entre o Centro Operacional e os eletricistas em campo.

A distribuidora vai construir outras quatro subestações em 2022 nos municípios de Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Pacatuba, Pindoretama, Porteiras e Fortaleza, beneficiando cerca de 213 mil clientes das regiões. Ano passado, a distribuidora entregou as subestações de Ibiapina e Jaguaruana. Os equipamentos garantem mais segurança, confiabilidade e mais qualidade no sistema elétrico para os clientes.

A distribuidora também ampliou a capacidade de abastecimento da Vila de Jericoacoara com a implantação de um novo alimentador na região interligado com o município de Cruz. O equipamento tem potência de cerca de 1,17 MW e contou com a instalação de 500 postes entre Cruz e Jeri, além de 30 km de rede de média e baixa tensão.

(*) Diário do Nordeste

Related Post

Enel Ceará anuncia pacote de obras e modernização da rede de distribuição BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...