Várzea Alegre registra a maior chuva de 2022, com 200 mm

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação


A cidade de Várzea Alegre registrou, entre as 7h deste sábado (16) e as 7h deste domingo (17), a maior chuva do ano. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado foi de 200 milímetros.

O município, que está localizado na macrorregião do Cariri, área que apresentava condições favoráveis, segundo previsão indicada anteriormente, teve a precipitação mais concentrada pela madrugada de hoje. Ainda na mesma área, a Funceme registrou outros acumulados expressivos como em Granjeiro (86 mm) e Cariús (61 mm).

A pouco mais de um mês, o município enfrentou uma forte chuva, no dia 12 de março, as chuvas provocaram o rompimento da barragem do açude do Sítio Caraíbas, no distrito de Canindezinho, e de outros açudes de pequeno porte, no município de Várzea Alegre, a cerca de 430 quilômetros de Fortaleza.

Com o rompimento dos reservatórios, casas foram alagadas, pontes e passagens molhadas foram arrastadas e comunidades ficaram ilhadas. Três guarnições do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local, sendo duas equipes de Iguatu e uma do Crato.
Balanço

Até este domingo, a maior chuva de 2022 havia sido registrada entre os dias 9 e 10 de abril, em São Gonçalo do Amarante, com 179 mm. Logo atrás vem os 140 mm e, Maranguape, ocorrido do dia 2 para 3 de março.

No levantamento preliminar, o Ceará teve, no intervalo de 24 horas, chuvas em 58 municípios provocadas por áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, assim como efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa.
Previsão

O Ceará deverá apresentar condições para chuva em todas as macrorregiões até, pelo menos, a próxima segunda-feira (18), porém, os principais acumulados são esperados para a faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, são esperadas precipitações de intensidades variadas, com maiores chances de mais expressivos nas áreas citadas anteriormente com mais favoráveis.

Ao longo do fim de semana e ainda na segunda, as chuvas são esperadas ao longo do dia. No caso do litoral, incluindo o de Fortaleza, os registros deverão se concentrar entre madrugada e manhã, assim como no Cariri.

Related Post

Várzea Alegre registra a maior chuva de 2022, com 200 mm BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 18 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...