Reservatórios ganham boa recarga em março; expectativas são boas para abril

Reservatório Dr. Tibúrcio Soares (Acopiara-CE)


Após um mês de março com recorde de chuvas, a expectativa é de que o mês de abril possa manter índices regulares de precipitações a reforçar e recarga de água nos reservatórios cearenses.

A capital do estado teve o mês de março com maiores índices desde 1973. Foram 638 milímetros, o recorde desde que passou-se a registrar o volume de chuva mensalmente. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o balanço é parcial e pode ser ainda maior, mas o dado aponta que 2022 já superou os 617 milímetros registrados em 1986.

Granjeiro e Várzea Alegre, com 551 milímetros anotados, são os municípios com mais precipitações, depois de Fortaleza.

Com esse volume de água, os reservatórios do estado também apresentaram melhora no acúmulo do recurso hídrico. De acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), dos 155 açudes monitorados, 21 estão sangrando; outros 27 estão com nível acima de 90%; e 62 reservatórios estão com menos de 30% de sua capacidade de armazenamento.
Maiores reservatórios

Os 3 maiores açudes do Ceará tiveram uma recarga importante de água nos últimos dias de março. O Banabuiú, o terceiro maior do Ceará, está com 8,23% da água armazenada; há duas semanas, o índice era de 8,13%.

O Orós está, hoje, com 37,8% da capacidade; esse foi o açude com maior recarga, entre os 3 maiores. Há duas semanas, estava com 26,8%.

O Castanhão, maior açude do Ceará, tem atualmente 16,6%; duas semanas atrás, esse índice era de 11%, e no começo de março, era de 8%.
Previsão do tempo – Domingo, dia 4 de abril

Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva na Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões com chuva isolada.
Previsão do tempo – Segunda-feira, dia 5 de abril

Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva na Jaguaribana. Nas demais regiões com chuva.
Previsão do tempo – Terça-feira, dia 6 de abril

Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva na Jaguaribana. Nas demais regiões com chuva.

Related Post

Reservatórios ganham boa recarga em março; expectativas são boas para abril BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 3 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...