Vacinação contra sarampo e gripe começa nesta segunda (4) no Ceará; veja quem pode se imunizar



A campanha de vacinação contra o sarampo e a gripe tem início nesta segunda-feira (4), no Ceará, e segue até 3 de junho, com cronogramas específicos para os dois imunizantes. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a meta é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário para influenza e 95% para sarampo em crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Calendário de vacinação contra gripe e sarampo no Ceará:

1ª etapa da vacina contra a Influenza: 4 a 30 de abril
Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde).

1ª etapa da vacina contra a Influenza: 2 de maio a 3 de junho
Crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos;
Gestantes e puérperas;
Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes;
Povos indígenas;
Professores;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Profissionais portuários;
Membros das Forças de Segurança e Salvamento e e das Forças Armadas;
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 e 21 anos em medidas socioeducativas.

1ª etapa da vacina contra o sarampo: 4 a 30 de abril
Trabalhadores da saúde.

2ª etapa da vacina contra o sarampo: 2 de maio a 3 de junho

Crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os primeiros sintomas são febre, tosse, coriza, como um resfriado comum. O paciente pode ter perda de apetite e apresentar conjuntivite, com olhos vermelhos, lacrimejantes e fotofobia.

O sintoma mais característico são as manchas vermelhas na pele. Essas erupções começam no rosto, na região atrás da orelha, e vão se espalhando pelo corpo. O paciente também pode sentir dor de garganta.

A maior preocupação do sarampo está direcionada a crianças pequenas e pacientes imunocomprometidos, pois o vírus pode causar graves problemas de saúde:
Diarreia intensa;
Infecção de ouvido;
Perda da visão;
Pneumonia;
Encefalite (inflamação do cérebro)
Gripe

No dia 30 de abril, está previsto um dia D de mobilização nacional de vacinação nos postos de saúde. A meta do governo federal é vacinar 19 milhões e 700 mil pessoas dos grupos prioritários.

Em 2022, uma novidade: uma atualização na fórmula da vacina contra a gripe vai incluir a defesa para a cepa H3N2, que provocou um surto de casos no fim do ano passado em todo o Brasil.

Related Post

Vacinação contra sarampo e gripe começa nesta segunda (4) no Ceará; veja quem pode se imunizar BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 4 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...