O Manchester City venceu a Inter de Milão por 1 a 0 neste sábado, no Estádio Atatürk, em Istambul, e conquistou seu primeiro título de Champions League na história. O clube inglês é o 23º a entrar para a lista de campeões do torneio mais importante do futebol europeu.
A Champions volta a ter um campeão inédito depois de mais de uma década. A última “primeira vez” havia sido do Chelsea, que bateu o Bayern de Munique na decisão de 2011/12, em plena Allianz Arena. Os Blues conquistaram o bi em 2020/21, superando o próprio Manchester City na decisão no Estádio do Dragão.
A Inglaterra amplia sua marca de país com maior número de clubes campeões da competição. O City é o sexto da lista, depois de Manchester United, Liverpool, Chelsea, Nottingham Forest e Aston Villa. Itália, Alemanha e Holanda vêm em seguida, com três cada.
Em número de títulos totais, os ingleses ainda perdem para os espanhóis: 19 a 15. Sozinho, o maior campeão Real Madrid ocuparia a terceira posição deste ranking, à frente, por exemplo, de toda a Itália somada.
Nenhum comentário: