A Justiça determinou o afastamento temporário da diretoria de uma unidade prisional de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, após denúncias de violência e maus-tratos contra internos da unidade.



CASO EM INVESTIGAÇÃO
A Justiça determinou o afastamento temporário da diretoria de uma unidade prisional de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, após denúncias de violência e maus-tratos contra internos da unidade.

Os casos teriam acontecido no presídio Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), a antiga CPPL IV. A determinação judicial, desta segunda (26), foi emitida pela Corregedoria-Geral de Presídios da Capital, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Conforme a determinação, devem ser afastados no prazo de 24 horas: o diretor, o vice-diretor, o chefe de segurança e disciplina, e o gerente administrativo da unidade, além de um policial penal citado diversas vezes nos atos de violência contra presos.

De acordo com os autos, uma das situações envolve um preso que chegou a ser internado no Instituto Doutor José Frota (IJF) após agressões sofridas dentro da unidade prisional.

Segundo familiares dos internos, “policiais penais obrigaram [… o preso] a ingerir um remédio que ele não queria tomar. Porém, na sequência, […] foi atingido com balas de borracha, teve seu maxilar quebrado e os internos que reagiram em seu favor foram encaminhados para a tranca, tendo inclusive suas visitas canceladas”.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) disse que "repudia qualquer ato que atente contra a dignidade humana e informa que recebe visitas regulares de instituições fiscalizadoras, como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além de entidades de controle social".

Sobre o caso, a SAP explicou que o interno é acompanhado por equipe multidisciplinar na unidade e recebe tratamento medicamentoso para patologia ligada à saúde mental.

"O interno passou a recusar o uso dos remédios, o que acabou culminando num surto psicótico. Durante o surto, o interno agrediu verbalmente os profissionais de saúde e fisicamente os policiais penais de plantão, de forma que os agentes precisaram fazer uso controlado da força, o que resultou em confronto. Logo em seguida, o interno recebeu atendimento médico e foi regulado para uma unidade hospitalar".

(Imagem: Ilustrativa)
#JornalJangadeiro #PresídioItaitinga #JJFeed #JJCeará

Related Post

A Justiça determinou o afastamento temporário da diretoria de uma unidade prisional de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, após denúncias de violência e maus-tratos contra internos da unidade. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 27 de junho de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...