Aposentadoria: 93% dos cearenses dependerão unicamente do INSS

Os baixos salários, aliados à falta de conhecimento ou de interesse e, em muitos casos, ao desemprego, fazem com que a maioria dos cearenses dependa exclusivamente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para sobreviver após deixar o mercado de trabalho. Pesquisa do Instituto Opnus revela que 93% dos cearenses não têm outras fontes de renda para complementar a aposentadoria.
Apenas 1% dos entrevistados disse ter poupança, outros 1%, previdência privada, 1% possui empresa ou negócio próprio, 1% contribui para sindicato rural e 2% têm outras fontes de renda. "A gente discute o quanto essa Previdência é dura. E é verdade. Ela tem muitos componentes difíceis. O problema é o salário mínimo, é o tamanho da renda do brasileiro, que é muito baixa. Isso precisa ser sanado", aponta Célio Fernando, economista e presidente do Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) no Nordeste.
O presidente da Apimec no Nordeste diz ainda que se preocupar com o futuro é essencial do ponto de vista macroeconômico. "Porque quando as pessoas se preocupam com o futuro, elas têm um pensamento de formar uma poupança. Isso dá sustentabilidade a um investimento e você cria uma força motriz. É um círculo virtuoso de geração de emprego e, obviamente, de renda", destaca.
Analfabetismo
O analfabetismo é outro fator que ajuda explicar esse cenário, avalia Célio Fernando. Para ele, o problema ainda é significativo no Ceará e dificulta o acesso à informação. "Por mais que você tente combater a precariedade, a base não tem condições de entender o que você está dizendo, o que está sendo colocado. O modelo está falido porque ele não altera essa condição. A gente entende que as famílias não têm condições de uma construção cultural e educacional para pensar em investir".
Rendimentos
O frentista João Simião (53 anos) trabalha em posto de gasolina há 19 anos, atividade insalubre que lhe dá direito a uma aposentadoria especial. Ele admite que, além de não saber como ficará sua aposentadoria com as novas regras da Previdência, não consegue destinar parte alguma de seu salário para um investimento extra para complementar o benefício que receberá do INSS.
DIÁRIO

Related Post

Aposentadoria: 93% dos cearenses dependerão unicamente do INSS BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...