Estudo mostra venda, desvio, roubo e destruição de tratores doados a associações de agricultores no Ceará



Secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, mostra, no Jornal Alerta Geral, levantamento inédito sobre os 1.841 tratores transferidos, pelo Governo do Estado, para entidades agrícolas. Quem cometeu infração, será notificado a ressarcir o Estado.
Um levantamento inédito do Governo do Estado revela a venda, desvio, destruição, aluguel e roubo de tratores doados a associação de agricultores do Interior do Ceará. O relatório desse levantamento, entregue ao Governador Camilo Santana (PT), foi elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e apresentado, nesta quinta-feira (7), pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior + Internet).
O secretário, ao ser questionado sobre a cobrança dos trabalhadores rurais para manutenção dos tratores, falou de um relatório que expôs inúmeras irregularidades no uso da máquinas destinadas pelo governo Estadual as Associações de agricultores.
“Havia muitos rumores de que haviam tratores sendo vendidos, tratores queimados, tratores nas mãos de particulares, tratores de Associação que o presidente botava na garagem, trancava no cadeado e achava dono. A partir desse conjunto de fatores, nós delegamos a Ematerce que fizesse um inventário para constituirmos um relatório e o entregarmos ao governador do estado”
De Assis Diniz afirma que o governador Camilo Santana, ao receber o documento, ficou “perplexo”. O documento revelou que, nos últimos 20 anos, 1.841 tratores foram entregues para uso em atividades agrícolas. Deste total, 35 foram vendidos, outros 30 utilizados para fins particulares, um roubado, outro destruído, três alugados para Prefeituras, além de 34 com problemas mecânicos. Entre as máquinas, de acordo com o relatório elaborado pela Ematerce,148 não possuem qualquer informação de sua situação.
“Nós temos tratores com problemas mecânicos. Tratores vendidos sem autorização. Nós vamos entrar com ações para que todas aquelas Associações que venderam o trator recomponha ao erário público aquele patrimônio que era do estado e não da Associação”
O documento entregue pelos técnicos da Emarterce aponta que os veículos vendidos tinham como finalidades: pagar dívidas da associação, outros porque estavam sem condições de uso e foram vendidos para sucata, além dos que receberam dois tratores e venderam um e as associações que não tinham condições de manter o maquinário e então o venderam.
“Todos esses tratores compõem um plano de trabalho e o plano de trabalho é restrito a associação e exclusivamente aquelas famílias beneficiadas por aquela associação. (Trator) não pode ser colocado para outra associação”, destaca o secretário.
Ceará Alerta

Related Post

Estudo mostra venda, desvio, roubo e destruição de tratores doados a associações de agricultores no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 12 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...