Impostos dificultam pequenos e médios negócios, dizem empresários

A carga tributária é o principal entrave para a evolução de pequenos e médios negócios no Brasil. A avaliação de empreendedores dos setores de comércio, indústria e serviços consta de levantamento realizado pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper, com apoio do Santander.
Os impostos foram citados como o maior empecilho para o avanço de negócios na opinião de 47,7% dos empresários. Taxa de juros apareceu em segundo lugar, com 20,6%. Em seguida, ficaram inadimplência (14,9%), encargos trabalhistas (14,2%) e taxa de câmbio (2,6%).
 
COMÉRCIO
INDÚSTRIA
SERVIÇOS
TOTAL GERAL
Carga tributária
46,3%
48,4%
49,9%
47,7%
Encargos trabalhistas
15,2%
9,9%
14,9%
14,2%
Taxa de juros
21,1%
22,5%
18,6%
20,6%
Taxa de câmbio
3,2%
2,3%
1,6%
2,6%
Inadimplência
14,2%
16,9%
15,1%
14,9%

“O problema fiscal se apresenta nas suas duas dimensões para os empresários de pequenas e médias empresas. Por um lado, acreditam que a aprovação da Previdência terá impacto positivo no seu negócio. E, por outro lado, apontam a carga tributária como o maior empecilho de natureza macroeconômica para a evolução do seu negócio”, afirma Gino Olivares, professor do Insper e pesquisador responsável pelo Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN). Para ele, “ambas dimensões apontam para a conveniência de resolver os problemas estruturais das finanças públicas brasileiras.”
“Adicionalmente, os entrevistados se mostram ainda muito reticentes a considerar oportunidades de negócio no exterior. As respostas apontam a conveniência de oferecer mais informação e suporte às empresas sobre a alternativa de encarar o mercado internacional”, acrescenta Olivares. “Por último, mas não menos importante, os empresários entrevistados mostraram expectativa de um faturamento no quarto trimestre superior ao do ano passado.
Agencia Brasil

Related Post

Impostos dificultam pequenos e médios negócios, dizem empresários BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...