Planalto rebate Globo, acusa emissora de erro e fala em propinas à Fifa



A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) divulgou nota nesta 2ª feira (4.nov.2019) repudiando a reportagem da Rede Globo sobre os depoimentos do porteiro do condomínio em que Jair Bolsonaro e 1 suspeito de assassinar Marielle Franco (Psol) têm casa, no Rio de Janeiro. O texto surge como reação à nota interna assinada pelo diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, elogiando a equipe responsável pelo trabalho.
“É lamentável que a TV Globo considere motivo de comemoração a veiculação de matéria que, sob o verniz de jornalismo imparcial, somente leva desinformação aos brasileiros“, diz 1 trecho da nota do Planalto. O texto afirma que o grupo persegue o presidente Jair Bolsonaro ao tentar envolvê-lo no caso Marielle.
Na nota interna da Globo que veio à tona esta manhã (íntegra), Kamel exalta o trabalho da equipe e diz que todos devem festejar o episódio. “Há momentos em nossa vida de jornalistas em que devemos parar para celebrar nossos êxitos”, escreveu o executivo.
Já para a Secom, “é evidente o foco da emissora em promover discórdias e enfraquecer o governo, enquanto outros fatos notórios positivos do país são silenciados, pois não interessam aos cofres da empresa”.
O texto ainda fala de supostos pagamentos de propinas a dirigentes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) que teriam sido efetuados pela Globo “para a compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo” de 2018.
O Poder360 entrou em contato com a Globo e ainda aguarda o posicionamento da emissora.
LEIA A NOTA COMPLETA DA SECOM
A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) repudia a perseguição da TV Globo ao presidente Jair Bolsonaro, na tentativa de envolvê-lo no caso Marielle.
É lamentável que a TV Globo considere motivo de comemoração a veiculação de matéria que, sob o verniz de jornalismo imparcial, somente leva desinformação aos brasileiros.
Caso a emissora tivesse realmente pautado seu trabalho pela imparcialidade, rigor na apuração e profundidade de investigação, não teria levado ao ar matéria tão frágil do ponto de vista jornalístico. A reportagem seguiu adiante mesmo sabendo que o depoimento que relacionava o presidente da República não passou de fraude e se apresenta como outro crime que merece apuração. Jornalismo não pode ser feito com suposições.
É evidente o foco da emissora em promover discórdias e enfraquecer o governo, enquanto outros fatos notórios positivos do país são silenciados, pois não interessam aos cofres da empresa. Se a TV Globo fizesse bom jornalismo, como defende, investigaria e publicaria, por exemplo, sua própria participação em supostos pagamentos de propina a dirigentes da Fifa para compra de direitos de transmissão da Copa do Mundo.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.
Poder 360

Related Post

Planalto rebate Globo, acusa emissora de erro e fala em propinas à Fifa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 5 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...