Deputados avaliam quarentena em municípios e reforçam distanciamento

29/04/2020 > QUARTA-FEIRA
Deputados avaliam quarentena em municípios e reforçam distanciamento
Ações de distanciamento social estão presentes nas recomendações do Governo do Estado desde que foi decretada situação de emergência em saúde no Ceará, no dia 16 de março, em decorrência dos casos do novo coronavírus. Atualmente, o Estado já possui mais de 6.900 casos confirmados da Covid-19.
Para os deputados estaduais, o isolamento social continua a ser a principal medida para evitar que mais casos de coronavírus surjam no Ceará, e a ação conta com adesão positiva nos municípios cearenses. Os parlamentares destacam ainda necessidade de colaboração da população e de conscientização por parte dos municípios.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) avalia que, apesar dos números de casos e de fatalidades registradas no Ceará, a curva de infecção poderia ser muito maior se não houvesse o isolamento, que considera como fundamental.
O parlamentar, que está com a família em isolamento no município de Camocim desde 18 de março, afirma que, no interior, o isolamento tem se mostrado eficaz, mesmo que haja dificuldade para setores produtivos não essenciais. Ele também destaca a ação do poder público com repreensão, barreiras sanitárias e conscientização, para evitar que as pessoas que ainda não têm a compreensão da situação coloquem em risco a saúde pública.
O deputado Audic Mota (PSB) ressalta a importância do isolamento no controle da pandemia e a compreensão da população sobre a necessidade da ação preventiva neste momento. “Em Tauá e na região dos Inhamuns, apesar de a maioria dos municípios já ter casos confirmados, há um trabalho forte das instituições, sobretudo da sociedade organizada, para que a população possa atender a esse isolamento”, disse.
Segundo o parlamentar, na medida do possível, isso vem ocorrendo, com a ressalva das aglomerações em agências bancárias, especialmente pela população mais vulnerável, que precisa do atendimento.
O deputado Jeová Mota (PDT) destaca que, além de a população seguir as recomendações, os municípios precisam atuar para uma maior conscientização. Segundo ele, na cidade de Tamboril, por exemplo, não há casos registrados, mas em Crateús, foram contabilizados casos e óbitos pela doença.
“A gente está aqui nessa luta para conscientizar a população que o isolamento social é o que realmente vem dando resultado. No interior, a gente percebe que os municípios que estão tendo o isolamento social como prioridade têm poucos casos, como aqui na nossa região”, afirmou.
No Vale do Jaguaribe, desde o início da recomendação de isolamento social, o deputado Antônio Granja (PDT) percebe que há uma conscientização da população na maioria dos municípios sobre a importância dessa ação preventiva e das orientações a serem seguidas.
O parlamentar, no entanto, alerta que o movimento nas ruas aumentou com a procura de parte da população por atendimento nos bancos para o recebimento do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal. 
WR/SA

Related Post

Deputados avaliam quarentena em municípios e reforçam distanciamento BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 29 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...