Tasso defende prudência do Legislativo para evitar acirramento, mas lamenta despreparo do Governo Federal



O senador Tasso Jereissati (PSDB) lamentou, em entrevista veiculada, nesta quinta-feira (30), pelo UOL, a falta de coordenação nas ações de combate à pandemia, condenou o despreparo do Governo Federal para dar estabilidade ao País e defendeu a prudência adotada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), para evitar o acirramento da crise política.
Tasso dá um diagnóstico para retratar a triste realidade política e administrativa do País: “Não me lembro de enfrentar um governo tão despreparado. Em vez de estar liderando o combate à pandemia, o presidente está criando problemas e esquecendo completamente dessa crise [da pandemia] que estamos vivendo”, observou o senador cearense.
Esse despreparo, pelas palavras do tucano, está presente no enfrentamento do coronavírus. ‘’Temos relatos de secretários de saúde estaduais dizendo que o Ministério da Saúde está praticamente parado desde que o novo ministro assumiu o cargo. Dá para entender determinadas circunstâncias, ele tem que tomar pé. Mas não é hora de tomar pé. É hora de agir’’, disse Tasso, que criticou, também, o desfecho da saída do ex-juiz Sérgio Moro do Ministério da Justiça.
Segundo o senador do PSDB, foi péssimo o desligamento de Moro do Governo Federal. ‘’Foi péssimo para o país. Não é momento para nenhum tipo de crise extra, desnecessária. Já tivemos na semana anterior uma crise criada pela demissão do ministro Mandetta, que hoje tem consequências’’, expôs.
Tasso disse, ainda, que a “[A saída] do ministro Moro cria uma instabilidade política muito grande em razão de toda a bandeira do presidente Bolsonaro, durante sua campanha, de combate à corrupção. E Moro é o símbolo deste combate à corrupção. Um homem que finalmente prendeu os ricos, poderosos e políticos. Essa bandeira vai por água abaixo e cria crise de confiança no país’’.
Ao ser questionado sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as acusações do ex-juiz Sérgio Moro, Tasso manifestou prudência. ‘’É cedo, porque não podemos desviar o foco da nossa atuação que ainda é, e vai ser por, no mínimo, um mês, o combate ao coronavírus. Desviarmos nossa atenção com a CPMI ou CPI. Sabemos o que é isso. Outras experiências indicam que o país para. Desviar o foco do combate à pandemia hoje seria um crime para o país, apesar de o presidente Bolsonaro estar fazendo força para isso’’.
Tasso considera que a saída de Moro deixou uma mancha que empurra o Governo para negociações que depõem contra a bandeira que conduziu Jair Bolsonaro à Presidência da República. ‘’Há uma mudança na postura política do presidente Bolsonaro com o Congresso e em relação à sua administração. A bandeira da sua campanha foram duas. Primeiro, combate à corrupção. Ele colocou uma mancha. Pelo menos no momento em que demite ou faz com que o ministro se demita. Gostando ou não, mas [Moro] é um símbolo do combate à corrupção no Brasil. No momento que o ministro sai, e ainda sai atirando, já significa que isso não é tão prioritário’’, disse o senador cearense.
Em outro ponto da entrevista, o senador Tasso Jereissati afirma que ‘’ao mesmo tempo, [Bolsonaro] percebe que não tem uma base política. Outra bandeira dele, que era mudar o relacionamento com os políticos, principalmente com congressistas, que ele chamava de relacionamento promíscuo, resolve mudar inteiramente essa postura e buscar o apoio do centrão. Ou seja, ao invés de repudiar os políticos que ele chamava de fisiológicos, se alia a esses políticos. Tem uma guinada radical no caminho’’.
Quanto à relação entre Executivo e Legislativo, Tasso destacou a prudência adotada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ao evitar o acirramento da crise política. Tasso considera que Bolsonaro tenta encontrar motivos para fantasiar uma suposta conspiração do Congresso Nacional e do Judiciário contra o Governo e disse que, por parte do Legislativo, a hora é de serenidade.
‘’Acho que já tentou fazer isso criando uma narrativa de que havia uma conspiração contra ele entre Congresso e Judiciário’’, disse Tasso, referindo-se a Bolsonaro que, ainda, destacou. ‘’Uma coisa completamente fantasiosa. Não sei se ele acredita nisso mesmo. Dizem que é da sua personalidade, não o conheço bem, ou se estava criando um ambiente para radicalizar os movimentos políticos. Em qualquer das duas alternativas, é uma irresponsabilidade com o país’’.
A postura, nesse caso, de Alcolumbre, segundo Tasso, foi correta: ‘’Acredito que fez bem. É hora de ter serenidade. Não é hora de esquentar o ambiente político. É de jogar água fria, sem deixar de apontar os graves desmandos que podem acontecer’’. Quanto a possíveis investigações, nesse ambiente político tumultuado, Tasso acrescentou: ‘’E melhor ainda essa espera, porque se aguardou a decisão do ministro Celso de Mello, que autorizou abrir investigação. Então vamos deixar essa investigação seguir para mais na frente’’
UOL

Related Post

Tasso defende prudência do Legislativo para evitar acirramento, mas lamenta despreparo do Governo Federal BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 30 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...