Eleitores cearenses sem biometria poderão votar normalmente nas eleições municipais



Eleitores cearenses que não fizeram o cadastro biométrico do ciclo de 2019 e tiveram os títulos cancelados poderão votar normalmente nas eleições municipais deste ano. Dessa forma, todas as sanções aplicadas por conta do cancelamento do documento, como suspensão de obtenção de empréstimos, de recebimento de benefícios sociais, impedimento de tomar posse em cargo público, entre outras medidas, serão revogadas.
Ou seja, quem não fez a biometria em 2019/2020 nos 55 municípios onde o cadastro era obrigatório, incluindo Fortaleza, poderá votar normalmente este ano, pois sua inscrição eleitoral estará apta.
As determinações foram publicadas em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (17), e valem para todo território nacional. O órgão decidiu adotar as medidas por conta da suspensão do atendimento presencial em todas as cidades brasileiras diante do avanço da pandemia no novo coronavírus no País.
No Ceará, Fortaleza será a cidade mais beneficiada com a medida, já que mais de 260 mil eleitores ainda não fizeram a biometria, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em todo o Estado, 375 mil eleitores não têm o registro digital.
A revogação do cancelamento do título vale apenas para os eleitores que tiveram a medida aplicada porque não fizeram a biometria. Os cancelamentos por fraudes serão mantidos.
As medidas valem até a eleição deste ano, prevista para outubro. Depois do pleito, os eleitores sem a biometria terão o título cancelado, devendo procurar um posto de atendimento do TRE-CE para a regularização, no período de reabertura do Cadastro Nacional de Eleitores.
Primeira via
A data-limite para quem deseja tirar a primeira via do título, alterar dados pessoais, tranferir o domicílio eleitoral ou zona continua sendo 6 de maio. Esses serviços poderão ser feitos pela internet, por meio do Título Net, no site do TSE, a partir da próxima quarta-feira (22).
Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Eleitores cearenses sem biometria poderão votar normalmente nas eleições municipais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 21 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...