Secretário prevê 250 óbitos por dia no Ceará, diz que haverá mortes na rua e informa colapso

O Ceará deve registrar 250 mortes por dia por coronavírus em maio. A projeção é do secretário Dr. Cabeto (Saúde) durante transmissão ao vivo ontem (14). Disse também que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão 100% ocupados e que os Equipamentos de Proteção Individual deve acabar em uma semana. "Pessoas morrerão nas ruas", disse.
"No sistema público, eu não tenho mais leito de UTI, acabou. A gente tinha uma compra da China, que tinha me prometido entregar 250 respiradores mas soube ontem (13) que não vou receber nenhum", alertou o secretário.
Cabeto disse que a pasta encomendou 15 mil covas para óbitos decorrentes da doença. "O sistema de saúde do Ceará colapsou [...] nós vamos começar a ter morte de pessoas não entubadas e já estão tendo".
Números
São 2.075 confirmações no Ceará até ontem, 14, conforme Secretaria de saúde. Já foram confirmados 111 óbitos em decorrência da Covid-19 no Estado. A projeção é de que, na próxima semana, a taxa de mortalidade chegue a 10%, de acordo com Dr. Cabeto. Hoje, o índice é de 5,35%.
"Eu tenho tentado explicar que as pessoas vão viver momentos muito difíceis", disse, comparando a pandemia a uma "terceira guerra mundial". "Não tem lógica. Não posso partir do princípio que, pelo fato de não está conseguindo fazer o isolamento, vou liberar o isolamento em algumas áreas", disse. Na reunião, os empresários tentaram convencer com o secretário sobre o afrouxamento das medidas de isolamento para a construção civil. "Uma vez que a doença começa a se disseminar na periferia, é um momento de muita expectativa de que as coisas caminhem de modo muito negativo", corrobora o infectologista Anastácio Queiroz, professor da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Por Felipe Azevedo
Miséria.com.br

Related Post

Secretário prevê 250 óbitos por dia no Ceará, diz que haverá mortes na rua e informa colapso BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 15 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...