UFC é certificada pelo LACEN e inicia testes de Covid-19



A universidade Federal do Ceará foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) para realizar diagnósticos de COVID-19.
Os diagnósticos serão realizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real. De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, pesquisadores irão se revezar em três turnos para a realização dos diagnósticos. A expectativa é que sejam realizados, no mínimo, 300 testes por dia.
Segundo a coordenadora do Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), Raquel Montenegro, uma equipe do LACEN visitou as instalações do NPDM na última semana e certificou o local para a realização de diagnósticos da COVID-19. “A gente quer fazer no mesmo padrão que está sendo feito lá”, destaca Prof. Odorico, informando que a UFC aguarda a chegada dos insumos que serão enviados pelo LACEN para dar início aos trabalhos.
Esta não é a primeira ação do NPDM em busca de acelerar o processo de detecção da COVID-19 no Ceará. No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN. O exemplo foi seguido ainda pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que também cedeu seu equipamento ao Estado. O empréstimo dos dois primeiros equipamentos de PCR pelo NPDM e pelo Labomar permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia, segundo a SESA.
Roberto Moreira

Related Post

UFC é certificada pelo LACEN e inicia testes de Covid-19 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 5 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...