Covid-19: Fortaleza anuncia 3ª dose para profissionais da saúde

A partir desta quinta-feira, 7, os trabalhadores da saúde de Fortaleza poderão ser imunizados com a terceira dose (D3) da vacina contra a Covid-19. A informação foi anunciada pelo prefeito José Sarto na noite desta terça-feira, 5, por meio das redes sociais. Ele informou que, somente no primeiro dia de aplicação, mais de 21 mil profissionais devem receber a vacina. Até então, a dose de reforço havia sido aprovada na Capital apenas para idosos com mais de 70 anos e pessoas com imunossupressão.

A priorização dos profissionais da saúde na aplicação da D3 ocorre uma semana após o Ministério da Saúde (MS) ter recomendado, através de nota técnica, a aplicação adicional do imunizante contra a Covid-19 neste grupo. No documento, o órgão alega necessidade da nova dose para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais, em virtude de eles estarem mais expostos à Covid-19, ainda que os níveis de contaminação tenham caído significativamente em todas as regiões do Brasil.


A nota cita um estudo feito com vacinas da Pfizer, realizado pela fabricante do imunizante, o laboratório BioNTech, que apontou redução nos níveis de proteção contra o novo coronavírus depois de 120 dias da aplicação da segunda dose (D2). “Observou-se uma efetividade reduzida (84%) aos quatro meses após a segunda dose. A mudança na eficácia da vacina nos meses de junho a julho na Califórnia, sobretudo em trabalhadores de saúde, é provável que seja devido ao surgimento da variante Delta e diminuição da imunidade ao longo do tempo”, diz trecho do documento.

(*) O Povo
www.carlosdehon.com

Related Post

Covid-19: Fortaleza anuncia 3ª dose para profissionais da saúde BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...