Os destaques desta semana em Brasília

 

CPI da Covid, possível votação do ICMS e decisão sobre depoimento de Bolsonaro no STF devem movimentar a capital nesta semana.

Entre os assuntos que movimentam a política na capital, ganham destaque, pelo menos, três: a CPI da Covid, a possível votação sobre a unificação das alíquotas do ICMS e o julgamento no Supremo sobre se Bolsonaro terá que depor no caso da sua suposta interferência na Polícia Federal. Veja a seguir:

A CPI da Covid deve ouvir nesta terça-feira (5) o sócio-administrador da VTCLOG e da VOETUR, Carlos Alberto de Sá. O requerimento foi feito pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Carlos Alberto de Sá vai prestar depoimento como testemunha. De acordo com o requerimento, em 2018, o então Ministro da Saúde Ricardo Barros decidiu terceirizar a distribuição de vacinas - inclusive as da Covid-19 - para uma empresa privada, a VTCLog, de São Paulo. A mudança foi alvo de muitas críticas de funcionários do Ministério da Saúde,” por uma série de falhas logísticas e de controle.

O requerimento argumenta que diante das graves denúncias envolvendo o Departamento de Logística do Ministério da Saúde e o então Diretor Roberto Dias, é importante aprofundar as informações que o conectam a Carlos Alberto Sá, que é sócio da VTCLog. A comissão quer questionar se houve alguma irregularidade nos contratos entre a empresa e o ministério, incluindo os relativos à distribuição das vacinas da Covid-19.

A CPI decidiu também aprofundar as investigações sobre a Prevent Senior. Foram aprovados quatro requerimentos para ouvir depoimentos de médicos e clientes da operadora, além de um representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que tem a função de fiscalizar a atuação da empresa.

O médico Walter Correa de Souza Neto foi convocado a comparecer na quarta-feira (6) à comissão. Ele é um dos médicos que denunciaram a Prevent Senior pelas irregularidades no tratamento de pacientes com Covid-19. O pedido foi sugerido pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

O depoente de quinta-feira (7) na comissão será Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ele foi chamado para prestar esclarecimentos sobre as ações e medidas adotadas pela ANS para coibir e responsabilizar irregularidades praticadas pela operadora.

Segundo o cronograma divulgado na semana passada pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o relatório final de Renan Calheiros (MDB-AL) deve ser entregue em 16 de outubro, após o feriado. A leitura do relatório da CPI será no dia 19 e a votação do relatório no dia 20 de outubro.

Votação proposta de alíquota unificada do ICMS

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na última terça-feira (28) que quer colocar em votação a proposta que unifica em todo o país as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis (PLP 16/21).

A ideia é criar uma alíquota única de ICMS sobre gasolina e diesel, além de outros combustíveis e lubrificantes,pa ra todos os estados da Federação. Lira anunciou a intenção ao discursar em evento de entrega de casas populares em Alagoas, na presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Related Post

Os destaques desta semana em Brasília BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 3 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...