WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade

 

Facebook e Instagram também apresentam o mesmo erro nesta segunda-feira (3). Empresa chefiada por Mark Zuckerberg diz que investiga o motivo da falha


WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

A empresa assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la.

A principal hipótese e que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou "agenda de contatos" responsável por levar os internautas às páginas (veja mais informações abaixo na reportagem).

Antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

"Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível", disse.

Por volta das 12h50 desta segunda, o termo "WhatsApp" tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.

WhatsApp fora do ar: como funcionam as alternativas SMS, Telegram, Signal, Twitter e Discord


O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, está fora do ar desde o começo da tarde desta segunda-feira (4). O app caiu junto com o Facebook e Instagram, todos pertencentes à rede social de Mark Zuckerberg.

SMS: somente texto; não depende de internet

Principal ferramenta de troca de mensagens da era pré-WhatsApp, o SMS ainda tem o seu lugar hoje em dia. Ele não depende de conexão com a internet, somente do sinal do celular (que não precisa estar conectado à rede 4G, por exemplo).

O serviço é pago na maioria das operadoras, mas vale conferir o seu plano oferece algum pacote de envios diários. Algumas ofertas incluem SMS ilimitados a um preço baixo por dia.

Por SMS é possível enviar mensagens de texto para qualquer número de celular. O envio de imagens ocorre pelo chamado MMS, que pode custar mais caro e muitas vezes demora para chegar – e vídeo nem pensar.




Telegram: texto, foto, vídeo e áudio; depende de internet e cadastro é feito com número do celular

O Telegram tem praticamente todas as funções do WhatsApp (há quem prefira ele pelos recursos adicionais, como grupos com milhares de membros e agendamento de mensagens). Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G).
Lá você vai encontrar figurinhas, opção de mensagens de áudio, vídeo, foto. Também é possível realizar chamadas de voz ou vídeo.




É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).
Veja como fazer o cadastro:

Baixe o aplicativo para Android ou iPhone;
Abra o app e toque em “Comece a conversar”;
Selecione o código do seu país (o Brasil é +55) e o DDD da sua cidade;
Em seguida, digite o seu número de celular e toque em “Próximo” (ícone de seta);
Você receberá um código por SMS para confirmar o número;
Informe o código recebido para criar a conta.

Signal: texto, foto, vídeo e áudio; depende de internet e cadastro é feito com número do celular

O Signal também é muito parecido com o WhatsApp e tem foco adicional em privacidade e segurança. Um dos seus trunfos é o envio de mensagens com remetente oculto (apenas um dos participantes precisa divulgar o número para iniciar a conversa).

Por outro lado é um aplicativo mais "sisudo": não há busca integrada de GIFs animados, por exemplo, nem status/stories.
Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G). É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).
Veja como fazer o cadastro:

Baixe o aplicativo para Android ou iPhone;
Abra o app e toque em “Continuar”;
Selecione o seu país e o DDD da sua cidade;
Digite o seu número de celular e toque em “Avançar”;
Você receberá um código por SMS para confirmar o número;
Informe o código recebido;
Coloque seu nome e, caso queira, escolha uma foto;
Crie um PIN (um código numérico) e toque em "Avançar". O PIN é usado para manter as informações do seu perfil criptografadas (é importante lembrar desse código).

Twitter: texto, foto, vídeo e áudio; depende de internet e funciona como rede social

O Twitter pode ser uma alternativa de comunicação por meio do recurso de mensagens diretas (também chamadas de DMs). Lá é possível trocar mensagens de texto, vídeos, imagens e até áudio.
A diferença dele para outros apps como WhatsApp, Telegram e Signal é que a comunicação não é intermediada pelo número de telefone, mas sim pelas contas dos usuários – o que pode dificultar encontrar determinados amigos, caso eles não tenham um perfil na rede ou você não saiba o nome de usuário deles.



Algumas pessoas deixam as DMs abertas para todos. Outras preferem que somente aquelas que ela segue possam entrar em contato por mensagens – esse ajuste é feito nas configurações da rede social.

Discord: texto, foto, vídeo e áudio; depende de internet e funciona como rede social
O Discord é bastante popular entre gamers, mas tem chamado a atenção de muita gente. Ele é centrado em grupos nos quais centenas de pessoas podem se reunir para conversar sobre determinado tema por meio de mensagens de texto, imagens, GIFs.

Ao entrar no aplicativo é preciso procurar por "servidores", que funcionam como fóruns (alguns deles são privados e exigem um convite do administrador). Dentro de cada servidor é possível criar diversas salas, chamados de "canais", onde são definidos sub-temas.
Os servidores possuem canais para conversar por voz ou por vídeo. Também é possível adicionar amigos para conversar individualmente.
O Discord funciona como uma rede social – para adicionar pessoas é preciso saber seu nome de usuário. Sua interface e recursos lembram bastante a do aplicativo corporativo Slack.
iMessage: texto, foto, vídeo e áudio; depende de internet e só funciona em iPhone, iPad e Mac
Disponível somente para iPhones e outros produtos da Apple, o iMessage funciona como um híbrido entre SMS e WhatsApp – isso porque ele fica integrado ao aplicativo de mensagens de texto do iOS e do Mac.
G1
www.carlosdehon.com

Related Post

WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...