Bancos antecipam restituição do IR; veja as condições




Faz apenas uma semana desde o início do prazo para que os contribuintes façam a declaração de Imposto de Renda à Receita Federal e os bancos já oferecem a antecipação da restituição. Especialistas afirmam, no entanto, que é preciso ter cautela antes de optar por esse tipo de empréstimo.

"A restituição do imposto de renda é interessante porque você acaba tendo um retorno de impostos pagos a mais. E essa modalidade que as instituições financeiras oferecem, de poder antecipar e já utilizar esse recurso, no entanto, nem sempre é vantajosa, se não há uma emergência para o uso desse valor", alerta Eliana Tanabe, planejadora financeira CFP pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar)

Quitar uma dívida, por exemplo, pode ser uma opção em que vale a pena antecipar a restituição. Mas ainda assim é preciso colocar na ponta do lápis os juros da dívida e aqueles cobrados pelo banco nesse tipo de empréstimo.

"Usar esse recurso para consumo, como comprar roupa ou um novo eletrodoméstico, por exemplo, não é vantajoso. Se for para quitar juros, pode valer a pena, já que o contribuinte pode sair de uma dívida cara, com altas taxas, e ter uma vantagem financeira entre os juros que iriam ser pagos e os que serão cobrados na antecipação, mas é preciso analisar com calma", explica a planejadora financeira.

Além disso, é importante se assegurar que a declaração está correta: caso caia na malha fina, o contribuinte pode acabar acumulando mais uma dívida.

Related Post

Bancos antecipam restituição do IR; veja as condições BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 15 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...