BLOG HOMENAGEM <> 60 ANOS DE SAUDADES <> DR. TIBÚRCIO SOARES VALERIANO SOARES DINIZ, O HUMANISTA!!!!


26/03/2022 <> 08:57 HORAS <> SÁBADO


Hoje Se Assinala 60 de Falecimento do Grande Médico Humanista de ACOPIARA Dr Tibúrcio Soares, Um Ser de Luz e Que Salvou Muitas Vidas, Sendo Lembrado Até os Dias Atuais.
Biografia de DR.TIBÚRCIO VALERIANO SOARES DINIZ, Nasceu em 10 de setembro de 1908, em Serra Talhada-PE, Cidade famosa por ser terra de Lampião “Rei do Cangaço”. Filho do Coronel Cornélio Aurélio Soares e Cecília Diniz Soares.
Era neto por parte de pai, do comerciante em Serra Talhada-PE, o Sr. Tibúrcio Valeriano Gomes de Lima, e tendo como avô materno o Dr. Joaquim Diniz, Juiz da Comarca de Serra Talhada-PE. Apesar de pouco contato que teve com o avô paterno, sempre houve uma semelhança na personalidade de ambos, fato que agradava a Dr. Tibúrcio. Segundo ele próprio, isto fazia com se sentisse mais próximo da figura paterna com qual teve muito contato. Com 16 anos perdeu a mãe Dona Cecília, professora reservada e discreta, porém participativa de atividades sociais.
O Pai Coronel Cornélio Soares Prefeito de Serra Talhada-PE, tinha como sonho que o filho Tibúrcio estudadsse medicina e retornasse sua terra natal para dar continuidade a sua herança política. 1924 – Ingressa no Ginásio em Serra Talhada-PE. Tibúrcio, com 12 anos através de um pedido de sua mãe aos diretores (padres) do Ginásio a fim de cursar o secundário. Este era o único local na cidade onde era possível cursá-lo, e após três anos antes de completar 15 anos, conclui seus estudos no referido Ginásio. A idéia de ser médico, sempre constante, fez com que continuasse a buscar de novos caminhos a fim, de dar andamento a seus estudos. 1931 – Ingressa na Faculdade de Medicina de Pernambuco. Tibúrcio prestou exames vestibulares, passou, e imediatamente na Faculdade de Medicina de Pernambuco. Forma-se em medicina em 08 de dezembro de 1936. Os anos na Faculdade de medicina sucederam-se, e grandes amizades foram adquiridas, entre elas com o acadêmico de medicina Anderson Monteiro de Oliveira, natural de Acopiara, responsável pela vinda do Dr. Tibúrcio para essa cidade, e amigo de freqüentar bailes, em meio a jovens companhias nos salões, madrugada a dentro.
Em 1938 Já médico clinicando na cidade de Acopiara, casa-se com Raimunda Félix Teixeira(D.Mundinha), filha do comerciante Paulino Félix Teixeira e Josefa Alves Teixeira influente família naquela cidade, de Dr.Tibúrcio e D.Mundinha NASCEU uma prole de nove filhos todos em Acopiara : Sérgio Alves Diniz, Semíramis Alves Diniz, Nódja Alves, Cornélio Aurélio Soares Neto, Lécia Alves Diniz, Márcia Alves Diniz, Cecília Alves Diniz, Tibúrcio Valeriano Soares Diniz Filho e Paulino Alves Diniz.
Dr Tibúrcio Prefeito de Acopiara para biênio 1946-1950, para seguida reelger-se por eleições direta Prefeito de Acopiara no quadriênio de 1950-1954. Como Prefeito, desenvolveu trabalhos que marcaram de forma positiva a sua vida política. Enquanto Prefeito, o Dr. Tibúrcio não deixou de clinicar, compatibilizando, dentro do possível, as duas atividades. Suas realizações podem ser agrupadas nos seguintes pontos: 1946 – Obras públicas principalmente na área pavimentação e abastecimento de água potável da cidade com a construção do reservatório com a capacidade de 2.489.744 m3, hoje tendo seu nome “Barragem Dr.Tibúrcio Soares”, ampliada para 7.156.000 m3. 1947 –
Obras na área de saúde: construção de um Centro de Puericultura edificou o Hospital de propriedade particular, que após seu falecimento foi vendido ao Dr. João Ivan Teixeira, Iniciou a construção de um hospital, no Bairro São Francisco (inacabado) o qual foi doado a Diocese e conseqüentemente edificou o Centro Pastoral. Em 1954 – Elege-se Deputado Estadual pelo PSD, para o quadriênio 1954-1958, sempre trabalhando para o desenvolvimento do Município de Acopiara. Em 1958 – Novamente tenta reeleger-se a Deputado Estadual, para o quadriênio 1958-1962, ficando na primeira suplência do partido e assumindo em seguida a vaga no lugar do amigo e compadre Dr. Pontes Neto,
Dr Tibúrcio Morre, em Acopiara-CE, no dia 26 de março de 1962, prematuramente com 53 anos de idade.
Sendo Sepultado Na Capela São Francisco em Acopiara,Hoje Paróquia São Francisco, Onde Ele Construiu e Queria Ser Sepultado,Com a Autorização do Bispo da Diocese de Iguatu Dom José Mauro.

(*) Eduardo Costa
Filhos e Amigos de Acopiara
www.carlosdehon.com

Related Post

BLOG HOMENAGEM <> 60 ANOS DE SAUDADES <> DR. TIBÚRCIO SOARES VALERIANO SOARES DINIZ, O HUMANISTA!!!! BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 26 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...