Bolsonaro é o retrato fiel da Educação no Brasil


O Brasil trata a Educação com total desleixo e desdém. Sempre foi assim, com raríssimas exceções. Não à toa, estamos entre os piores países do mundo em todos os testes internacionais. Não à toa, em pleno século XXI, temos uma sociedade 45% analfabeta funcional. Não à toa, nem metade dos lares possuem sequer saneamento básico. Não à toa, nos matamos na ordem de 60 mil assassinatos por ano. Não à toa, perdemos outras 60 mil vidas em acidentes de trânsito. Não à toa, não à toa, não à toa...


Sim, porque a Educação é a mãe – e a solução! – de praticamente todos os problemas. Quem disse? O mundo! Os países com os maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) costumam ser os que possuem os melhores resultados em Educação. E o contrário é, obviamente, inversamente proporcional. Inclusive, poderia citar exemplos crassos de países que deixaram o subdesenvolvimento e a pobreza, a partir de robustas políticas educacionais: Israel, Coréia do Sul, Irlanda e Cingapura.

Como já disse, há séculos, negligenciamos a Educação, e creio, de propósito. A escória política que nos desgoverna (desde sempre) faz o que pode para não mudar esse quadro. E a tragédia se dá nas três esferas: municipal, estadual e federal. Para piorar o que já é horroroso, ainda há os sindicatos, sempre interessados em si próprios e nos conchavos político-partidários, em detrimento dos alunos. Neste sentido, sugiro que acompanhem a luta que trava a excelente deputada estadual Laura Serrano (NOVO-MG).

O desgoverno de Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, é pródigo na destruição de tudo em que toca. Comparem a crise econômica atual do Brasil – a despeito da pandemia e da guerra na Ucrânia – com o resto do mundo. Estamos muito piores! E vejam os nossos números relacionados à covid-19. Aliás, na Saúde, a sucessão de ministros é também inacreditável – acho que estamos no quarto ou quinto ocupante. Ou seja, nas três principais Pastas do País, impera o caos. Como poderia haver um governo pior?

O tal Milton Ribeiro – aposto que vocês nem sabiam o nome do ex-ministro, certo? – já era. É passado! Seu legado foi tentar excluir crianças com necessidades especiais da sala de aula, ‘para não atrapalhar as crianças normais’. E declarar que ‘jovens homossexuais são fruto de famílias desajustadas’. Porém, nada indica que irá melhorar, já que o novo ministro será indicado por Valdemar da Costa Neto, simplesmente um corrupto notório, condenado e preso no mensalão. Na boa, viver no Brasil é terrivelmente desalentador.

(*) ISTOÉ


Related Post

Bolsonaro é o retrato fiel da Educação no Brasil BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 29 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...