Ministério da Saúde recomenda quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 80 ou mais




O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (23) uma nota técnica em que recomenda a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. A segunda dose de reforço deve ser tomada quatro meses após a terceira aplicação, de acordo com a pasta.

Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante da Pfizer deverá ser utilizado, preferencialmente, para a aplicação da quarta dose nesta população. No entanto, o órgão também admite o uso das vacinas da Janssen ou AstraZeneca.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 apontou que, até a semana epidemiológica 8, os dados apontam para um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 na faixa etária acima dos 80 anos de idade, com tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados.

Segundo a secretaria, “alguns estudos têm demonstrado a redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 a partir de 3 a 4 meses de sua aplicação e de maneira mais pronunciada após 5 meses”.
Quarta dose contra a Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais

Entre as justificativas do Ministério da Saúde para recomendar a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está a de que há “necessidade de adequação do esquema vacinal nos indivíduos com 80 anos de idade ou mais devido à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 e, consequentemente, maior risco de complicações da doença”.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde já havia recomendado uma quarta dose da vacina em pessoas imunocomprometidas com 18 anos de idade ou mais. Agora, o Brasil se junta a países como Israel e Chile, por exemplo, entre aqueles que aplicam a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos.

A expectativa do Ministério da Saúde é que 4,6 milhões de brasileiros recebam a quarta dose com a nova recomendação. A pasta garante que há vacinas suficientes para aplicação neste grupo.

Related Post

Ministério da Saúde recomenda quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 80 ou mais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 24 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...