Baturité é o primeiro município do Estado do Ceará a desobrigar o uso de máscaras

ATUALIZAÇÃO 17:07


O prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, revelou nesta manhã de sexta-feira (18), que o Município vai retirar a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em ambientes abertos, favoráveis à reciclagem do ar. Segundo o gestor, a decisão final foi avaliada na reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que ocorreu nesta manhã.


"O Comitê analisou todas as estatísticas de Baturité, os índices de letalidade e a taxa de vacinação. O Município se mostra uma referência no combate à COVID em todo o estado, figurando no pódio dos principais rankings dos indicadores positivos", disse Hérberlh Mota, prefeito de Baturité.


Na semana passada, o Governo do Estado já havia adiantado que a flexibilização do uso do equipamento de proteção deveria ser discutida nesta semana. Na ocasião, o governador Camilo Santana destacou que evolução dos números da Covid-19 seguiriam sendo avaliados para que a decisão fosse tomada.


Perante os especialistas em saúde pública, já se esperava que as discussões em torno da desobrigação da máscara acontecessem. No Brasil, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais já retiraram a obrigatoriedade da máscara.


Os técnicos ressaltam, no entanto, que o quadro epidemiológico da Covid-19 continua requerendo esforços para evitar contágio. Por isso, segue recomendado fortemente o uso de máscara, mesmo em locais abertos, para pessoas com comorbidades ou que estejam apresentando sintomas gripais; bem como é obrigatório seu uso para ingresso e permanência em unidades de saúde.


Segundo a Secretaria da Saúde, se os números relacionados à pandemia permanecerem em queda, a comissão técnica da pasta pode analisar a flexibilização das máscaras, também, para locais fechados.


De acordo com informações do Município, o decreto detalhando a flexibilização do uso de máscaras deverá ser publicado nos meios oficiais ainda hoje.

Related Post

Baturité é o primeiro município do Estado do Ceará a desobrigar o uso de máscaras BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 18 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...