Com nova alta da Selic, Brasil só perde para Rússia em juros reais




O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou novamente nesta quinta-feira (16/3) a taxa básica de juros brasileira. Com a alta de 1 ponto percentual, a Selic chega agora a 11,75% ao ano, maior patamar desde fevereiro de 2017.

Apenas um ano atrás, em março de 2021, a taxa básica de juros estava em 2%, menor patamar da sua história.

Assim, com uma sequência de nove altas seguidas, a Selic subiu 9,75 pontos em 12 meses, a mais rápida elevação de juros da história recente do país, numa tentativa do Banco Central de conter o forte avanço da inflação.

Com a nova alta dos juros, o Brasil só supera a Rússia — atualmente em guerra com a Ucrânia e alvo de todo tipo de sanção econômica — em juros reais, num ranking de 40 países elaborado pela gestora de recursos Infinity Asset.

Os juros reais consideram a taxa de juros nominal (aquela definida pelo Copom), menos a inflação do período. São considerados uma medida melhor para comparar os países, já que a inflação é muito diferente entre eles.

(*) CB
www.carlosdehon.com

Related Post

Com nova alta da Selic, Brasil só perde para Rússia em juros reais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 17 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...