Entenda o significado da Quaresma para os cristãos, que começa na quarta-feira de Cinzas




Quando o carnaval termina, começa o tempo da quaresma para os cristãos. A quarta-feira de cinzas marca o inicio deste período que antecede a Páscoa.

A palavra Quaresma vem do latim quadragesima dies (quadragésimo dia), expressão que dá nome ao período de 40 dias que antecede a data máxima do Cristianismo, a ressurreição de Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. A prática da Quaresma existe desde o século IV.

Cristãos ou não aproveitam o período da Quaresma para refletir. O momento de introspecção costuma ser seguido na mudança na alimentação, com a substituição da carne vermelha pelo peixe. A prática é incentivada pela Igreja Católica.

Neste tempo de quarenta dias, os fiéis são chamados a examinarem suas consciências e à vivência da prática mais intensa da oração, jejum e esmola. Tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a Quinta-feira da semana santa.

Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e recebam a graça santificante. Também é chamada de sacramento da Reconciliação.

Campanha da Fraternidade é lançada nesta Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Criada em 1962, a Campanha da Fraternidade é apresentada todo ano na Quarta-Feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

Related Post

Entenda o significado da Quaresma para os cristãos, que começa na quarta-feira de Cinzas BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 2 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...