Fortaleza tem madrugada de chuva e amanhece com céu nublado




Fortaleza amanheceu fortemente nublada nesta segunda-feira, 7 de março, após uma madrugada de chuvas. A precipitação começou ainda na noite do domingo, 6, e seguiu por várias horas. Balanço parcial da Fundação Cearense de Metrologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado às 7h20min, indica que choveu em pelo menos 54 municípios nas últimas 24 horas.
Segundo o órgão, a expectativa é que a chuva na Capital continue ao longo de todo o dia. No restante do Estado, há possibilidade de precipitação em todas as macrorregiões, com maior intensidade no litoral, Ibiapaba, centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, e também no Cariri.

Chuvas no Estado

Entre as 7 horas de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, choveu pelo menos 54 municípios cearenses. Balanço parcial da Funceme, atualizado às 8h31min, mostra que em 22 destes municípios os acumulados foram superiores a 50 mm.

<> As regiões do Sertão Central, Ibiapaba e Cariri são as com maior número de municípios em que choveu. O maior acumulado até o momento foi no município de Pires Ferreira, onde foram registrados 107,4 mm. Veja as 10 maiores precipitações das últimas 24 horas:
Pires Ferreira (Posto: PIRES FERREIRA): 107,4 mm
Santa Quitéria (Posto: AÇUDE EDSON QUEIROZ): 88,4 mm
Graça (Posto: GRAÇA): 84 mm
Ipueiras (Posto: AÇUDE JATOBÁ II): 79,4 mm
Boa Viagem (Posto: IBUACU): 77 mm
Ipueiras (Posto: MATRIZ): 75 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: SIUPE): 72,4 mm
Tamboril (Posto: TAMBORIL): 72 mm
Caucaia (Posto: SÍTIOS NOVOS): 70 mm
Itapiúna (Posto: FAZENDA BOA VISTA): 69 mm

De acordo com o órgão, áreas de instabilidade geradas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são a causa das grandes precipitações. A Funceme indica, ainda, que o fenômeno é o maior indutor de chuvas nesta época do ano.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para o Estado até terça-feira (08/03) é que as chuvas ocorram em todas as macrorregiões com intensidade variando de fraca a forte. Os principais acumulados podem se concentrar principalmente nos extremos do Ceará, isto é, faixa litorânea e Centro-Sul.

Ao longo do fim de semana, o fenômeno de swell, conhecido como "ressaca do mar", gerou maré com altura de até três metros na Praia de Iracema. As ondas desse tipo são criadas em situações de instabilidade no tempo, com fortes chuvas e ventos de alta velocidade.

(*) O POVO





Related Post

Fortaleza tem madrugada de chuva e amanhece com céu nublado BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 7 de março de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...