A janela partidária no Ceará não trouxe novidades nas filiações




O eleitor assistiu 15 deputados cearenses trocarem de partidos. A movimentação partidária é apenas acomodação para se eleger, do ponto de vista do parlamentar Ideologicamente não ocorreu nada. As legendas são na verdade simples cartórios para se cumprir a legislação eleitoral.

Não tenham dúvida de que na campanha cada um cuida de si. Ou seja pedem votos para se eleger apoiando candidatos majoritários de acordo com o líder político com quem fechou o acordo. Sobreviver politicamente é o que importa. Sendo direto: o candidato quer se eleger não importa como pode ser novato ou detentor de mandato.

No Ceará, a janela partidária não trouxe novidades. Quem é oposição se abrigou no União Brasil se misturando aos governistas que já se encontravam no partido. No PL apoiadores do governo do Ceará se misturaram aos bolsonaristas. É muito difícil na direita centro e centro-direita um consenso por suas lideranças não se acostumarem com o campo da oposição, um fisiologismo que não deveria ser comum. No PT e PDT, partidos ideológicos, acontece o contrário. Só se filiam pessoas e lideranças que abracem a causa do trabalhismo ou que defendam o serviço público na mão do servidor público.

Dois fatos merecem registro: a oposição conseguiu ficar com o partido União Brasil e o PDT filiou um grande número de mulheres Agora parte para uma aliança onde pode eleger uma boa representação feminina além de ter mantido o PT por perto.

(*) RB

Related Post

A janela partidária no Ceará não trouxe novidades nas filiações BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 5 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...