A janela vai se fechar e muitas novidades surgiram




A política partidária cearense registrou a maior movimentação de deputados trocando de siglas, mas é bom assinalar que todos procuraram se salvar. Os oposicionistas são os mesmos, se alinharam no União Brasil e no PL. Os deputados da base do governo Camilo ficaram onde estão.

Na corrida por novas siglas, os deputados tentaram valorizar o “passe”, buscando legendas com gordo fundo partidário ou garantindo fusão, junto a chefes políticos, vereadores, lideranças comunitárias e prefeitos.

O mercado da política parecia ter sido sepultado, mas foi reativado, com vigor, nesses tempos de fundo partidário. O valor unitário do voto está avistado em R$ 300, ágio jamais atingido, mesmo em tempos de grandes disputas ou de compra aberta junto ao eleitor.

A janela partidária e as desincompatibilizações tem prazo encerrado neste sábado, 2, mas, por segurança, os partidos pretendem fazer todas as filiações ao longo desta sexta-feira, 1º. O fato relevante foi a forte debandada de deputados federais que optaram por mudar de partido.

No jogo político, líderes de grupos como o deputado federal Genecias Noronha trocaram de partido. O deputado federal Moses Rodrigues largou o MDB, até então, sua única legenda. Imaginar o deputado Walter Cavalcante saindo do MDB? A sobrevivência política falou mais alto, no momento inicial da lei eleitoral.

(*) RB
www.carlosdehon.com

Related Post

A janela vai se fechar e muitas novidades surgiram BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 1 de abril de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...